Mundo

Estimativas sugerem Macron e Le Pen no 2º turno na França

Os primeiros números estão sendo divulgados pela BFMTV, afiliada da CNN, e o instituto de pesquisa Elabe

 (Gonzalo Fuentes/Reuters)

(Gonzalo Fuentes/Reuters)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 23 de abril de 2017 às 15h42.

Última atualização em 23 de abril de 2017 às 16h59.

São Paulo - O segundo turno da eleição presidencial na França deve ser disputado entre o centrista Emmanuel Macron e a direitista Marine Le Pen, de acordo com resultados preliminares.

Os números foram divulgados na tarde deste domingo pela BFMTV, afiliada da CNN, e o instituto de pesquisa Elabe e não são definitivos.

Macron teria garantido 24% dos votos contra 21,8% de Le Pen. Em seguida estariam o conservador François Fillon com 19,9% e o candidato de extrema esquerda Jean-Luc Mélenchon com 19,3%.

Fillon, o favorito no ínicio da disputa, já reconheceu derrota e diz que votará em Macron no 2º turno pois "não há outra opção a não ser votar contra a extrema direita".

O temor de uma baixa participação do eleitorado parece ter sido afastado. Até as 17 horas (horário local na França), 69,42% dos franceses já haviam participado, taxa próxima da última eleição de 2012.

O segundo turno será realizado no dia 7 de maio. As pesquisas indicam a vitória de Macron, um ex-ministro da Fazenda de 39 anos que nunca antes foi eleito a um cargo público.

Uma escalada de Le Pen causaria turbulência nos mercados financeiros globais, já que ela promete um referendo sobre a permanência da França na União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesFrança

Mais de Mundo

Israel mata 19 palestinos que aguardavam distribuição de ajuda em Gaza

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo