Mundo

Estudantes da Costa Rica vão ver abertura da Copa na sala de aula

San José - O Governo da Costa Rica autorizou hoje os estudantes dos ensinos fundamental e médio do país a assistir pela televisão a cerimônia de abertura e o primeiro jogo da Copa do Mundo da África do Sul, na sexta-feira, dentro das salas de aula, apesar de a seleção local não estar classificada para […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2010 às 17h03.

San José - O Governo da Costa Rica autorizou hoje os estudantes dos ensinos fundamental e médio do país a assistir pela televisão a cerimônia de abertura e o primeiro jogo da Copa do Mundo da África do Sul, na sexta-feira, dentro das salas de aula, apesar de a seleção local não estar classificada para a competição.

Em uma nota enviada aos professores, o ministro da Educação costarriquenho, Leonardo Garnier, disse que "a realização da 19ª Copa do Mundo se transformou em um dos eventos de maior impacto em nível global" e destacou a riqueza cultural e esportiva do campeonato.

Na próxima sexta-feira, África do Sul e México fazem a partida inaugural do Mundial deste ano às 8h na Costa Rica (11h de Brasília). A cerimônia de abertura começa duas horas antes.

Na última Copa, em 2006, a Costa Rica disputou a partida de abertura contra a anfitriã Alemanha. O país centro-americano parou para ver o jogo, mas a torcida não funcionou: a seleção do país perdeu por 4 a 2 para os alemães.

País apaixonado pelo futebol, a Costa Rica tem 4,5 milhões de habitantes e uma taxa de alfabetização de 96%. O país tem pouco mais de um milhão de estudantes nos ensinos fundamental e médio espalhados por nove mil colégios.

Em 2009, o Governo costarriquenho destinou 7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, a percentagem mais alta na história do país, de acordo com dados oficiais.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEsportesFutebolCopa do MundoSetor de esportes

Mais de Mundo

Um terço dos municípios noruegueses começa a votar na véspera das eleições legislativas

País que mais cresce no mundo, Guiana confirma reeleição de Irfaan Ali como presidente

Às vésperas da Assembleia da ONU, visto brasileiro pode virar alvo de mais restrições dos EUA

Rússia atinge sede do governo da Ucrânia no maior bombardeio da guerra