Mundo

Estudo diz que 18% da água de Nova Deli tem restos de excrementos humanos

Segundo o estudo feito pelo governo local, contaminação local pode levar a doenças como cólera, gastrenterite e febre tifóide

Rio em Nova Deli: contaminação traz riscos à saúde (Dr. Sanjay Dhawan/Wikimedia Commons)

Rio em Nova Deli: contaminação traz riscos à saúde (Dr. Sanjay Dhawan/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 18h37.

Nova Deli - Pelo menos 18% da água fornecida aos lares de Nova Deli pelo Conselho de Águas da cidade (DJB) contém restos de excrementos humanos, conforme revelou nesta quinta-feira um comitê da Corporação Municipal (MCD) da capital indiana.

O comitê de saúde pública do MCD coletou amostras de água em todas as áreas da cidade distribuída pela DJB, uma entidade pública encarregado de fornecer o líquido a mais de 60% dos lares delhíes.

"Tomamos 616 amostras de água em diferentes regiões. Delas, 111 continham contaminação fecal", disse o presidente do comitê de saúde pública do MCD, V.K. Monga à agência indiana "Ians".

De acordo com Monga, as águas contaminadas podem doenças como cólera, gastrenterite, febre tifóide e icterícia, entre outras.

O estudo se refere aos meses de janeiro e fevereiro, e as provas foram realizadas no Laboratório de Saúde Pública do MCD.

De acordo com o chefe do comitê, a contaminação fecal ocorre porque existem conexões entre a rede de provisão e a de desaguamento, pelas deficiências no sistema de encanamentos e as interrupções na provisão de água.

O problema da água foi denunciado em algumas ocasiões na Índia, tanto em seu vertente de consumo, como na situação dos grandes rios, que são depositários de maciços vertidos industriais e fluem poluídos.

Em diferentes regiões se acharam níveis intoleráveis de arsênico nas águas destinadas ao consumo, e na região de Punjab, no norte, se reportaram numerosos problemas derivados do vazamento de pesticida no subsolo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaPoluiçãoSaúdeÍndia

Mais de Mundo

Trem mais rápido do mundo deve iniciar operações na China em 2026

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos