Mundo

EUA acusa Irã de fazer teste "provocativo" de mísseis

A hidrovia do Golfo Pérsico, pela qual passa quase um terço de todo o petróleo comercializado pelo mar, já foi palco de confrontos entre os dois países


	Golfo Pérsico: já foi palco de confrontos entre os dois países, incluindo uma batalha naval em 1988
 (Getty Images)

Golfo Pérsico: já foi palco de confrontos entre os dois países, incluindo uma batalha naval em 1988 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2015 às 06h24.

Dubai - Os Estados Unidos acusaram o Irã de realizar um teste "altamente provocativo" de mísseis na semana passada próximo a navios de guerra e tráfego comercial que passavam pelo Estreito de Ormuz, mostrando como as tensões entre dois países podem aumentar após um acordo nuclear.

A estratégica hidrovia do Golfo Pérsico, que vê quase um terço de todo o petróleo comercializado pelo mar passando por ali, foi palco de confrontos passados entre os EUA e o Irã, incluindo uma batalha naval em 1988.

Mas o incidente do sábado não trouxe nenhuma resposta imediata de autoridades iranianas ou da imprensa, enquanto oficiais franceses minimizaram o perigo.

Navios militares que participam da guerra contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria também transitam pelo estreito entre o Irã e Omã. Um porta-voz do comando central norte-americano, o comandante Kyle Raines, afirmou que o teste foi realizado a pouco mais de um quilômetro dos navios de guerra. Raines afirmou que as ações do Irã foram "altamente provocativas".

Um oficial militar francês falou sob condição de anonimato que o teste realmente aconteceu no sábado, mas que o exército da França não o considerou um evento ameaçador, uma vez que, "claramente" os testes não foram direcionados à frota ocidental. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaEnergiaEstados Unidos (EUA)GuerrasIrã - PaísPaíses ricosPetróleo

Mais de Mundo

Trump diz a Musk que ele pode ficar pelo tempo que quiser

EUA busca China para dialogar sobre tarifas, diz imprensa estatal

Kamala Harris denuncia visão 'egoísta' com que Trump governa os EUA

Ataque ucraniano com drones deixa 7 mortos em cidade ocupada pela Rússia