Mundo

EUA consideram enviar armas a Kiev, segundo jornal

Governo de Obama está discutindo o tema em função da intensificação dos combates entre Kiev e os separatistas apoiados pela Rússia

Soldados ucranianos perto da cidade de Debaltseve: comandante da Otan, o general americano Philip Breedlov, é favorável à entrega de armas defensivas às forças ucranianas (Manu Brabo/AFP)

Soldados ucranianos perto da cidade de Debaltseve: comandante da Otan, o general americano Philip Breedlov, é favorável à entrega de armas defensivas às forças ucranianas (Manu Brabo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2015 às 10h49.

Washington - O comando militar da Otan e funcionários de alto escalão do governo dos Estados Unidos cogitam apoiar o envio de armas defensivas às forças ucranianas que combatem as milícias pró-russas no leste do país, afirmou no domingo o The New York Times.

O presidente Barack Obama ainda não decidiu o envio de uma ajuda letal, mas seu governo está discutindo o tema em função da intensificação dos combates entre Kiev e os separatistas apoiados pela Rússia, afirma o jornal.

O comandante da Otan, o general americano Philip Breedlov, é favorável à entrega de armas defensivas às forças ucranianas, e o secretário de Estado, John Kerry, está aberto à discussão, indica o Times.

Os Estados Unidos acusam a Rússia de estar por trás da ofensiva dos separatistas ucranianos, mas até agora se negaram a entregar armas às autoridades de Kiev.

A Casa Branca limita a assistência militar americana à ajuda não letal, que inclui coletes à prova de balas, equipamentos médicos e radares para detectar disparos de morteiros.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaOtanRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Orbán encontra Eduardo Bolsonaro e critica 'caça às bruxas' no Brasil

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos