Mundo

EUA e aliados avaliam proibir importação de petróleo e gás da Rússia

Caso seja aprovada, a medida deve engrossar a lista de sanções econômicas impostas ao país de Vladimir Putin diante da crise no Leste Europeu

Nord stream, gasoduto da Gazprom na Rússia. (Gazprom/Divulgação)

Nord stream, gasoduto da Gazprom na Rússia. (Gazprom/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de março de 2022 às 15h25.

O secretário de estado Antony Blinken disse que os Estados Unidos e seus aliados na Europa estão discutindo a possibilidade de proibir a importação do petróleo e do gás natural da Rússia como forma de represália aos ataques à Ucrânia.

Em entrevista à CNN, o secretário explicou que conversou por telefone com o presidente Joe Biden, que havia convocado uma reunião do Conselho de Segurança Nacional para discutir sobre o possível embargo.

Caso seja aprovada, a medida deve engrossar a lista de sanções econômicas impostas ao país de Vladimir Putin diante da crise no Leste Europeu.

"Neste momento estamos conversando com nossos parceiros e aliados europeus para examinar de forma coordenada a possibilidade de proibir as importações de petróleo russo, mas garantindo que haja uma oferta suficiente de petróleo no mercado", disse Blinken. “Essa é uma discussão muito ativa que está ocorrendo agora.”

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoEstados Unidos (EUA)EuropaRússiaUcrâniaGás

Mais de Mundo

EUA e Ucrânia destacam 'progressos' em reunião; Trump diz que falta gratidão

Acordo Mercosul-UE será assinado em 20 de dezembro, diz Lula

Como a estatal mexicana de petróleo entrou na polêmica do Miss Universo

Israel diz ter matado chefe do Hezbollah em bombardeio em Beirute