Mundo

EUA e Irã iniciam discussões sobre programa nuclear

Reunião bilateral entre o Irã e os Estados Unidos, para avançar nas negociações sobre o programa nuclear de Teerã, foi iniciada hoje em Genebra


	Reator nuclear no Irã: objetivo das negociações é preparar um acordo global
 (Getty Images)

Reator nuclear no Irã: objetivo das negociações é preparar um acordo global (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2014 às 12h40.

Teerã - Uma reunião bilateral entre o Irã e os Estados Unidos para avançar nas negociações sobre o programa nuclear de Teerã foi iniciada nesta segunda-feira à tarde em Genebra, anunciou a imprensa iraniana.

Trata-se do primeiro encontro oficial entre representantes americanos e iranianos fora das sessões de negociação com o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) sobre a questão nuclear.

A próxima reunião com as grandes potências está prevista para acontecer entre os dias 15 e 20 de junho em Viena.

O objetivo das negociações é preparar, antes da data limite de 20 de julho, um acordo global que garanta o caráter pacífico do programa nuclear iraniano e levantar as sanções internacionais impostas ao Irã.

Caso contrário, as negociações podem se prolongar por um novo período de seis meses, como prevê o acordo provisório fechado em novembro de 2013.

Com base no acordo provisório fechado em Genebra, em vigor desde em janeiro, o Irã congelou uma parte de suas atividades nucleares em troca de um levantamento parcial das sanções econômicas ocidentais.

Desde então, uma série de discussões foram levadas adiante entre o Irã e o grupo dos 5+1.

No domingo, Teerã considerou necessárias consultas diretas com os Estados Unidos, "na medida em que as negociações entraram em uma fase crítica" e que a maioria das sanções foram impostas pelos americanos".

Helga Schmid, adjunta da chefe da diplomacia europeia Catherine Ashton que negocia em nome do 5+1, também está presente nesta reunião, segundo a imprensa iraniana.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)DiplomaciaIrã - PaísUsinas nucleares

Mais de Mundo

Trem mais rápido do mundo deve iniciar operações na China em 2026

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos