Mundo

EUA enviam navio de guerra para ajudar nas buscas a avião

O envio da embarcação ocorreu depois de um pedido do governo da Indonésia

Soldados trabalham em mapa da Indonésia em busca por avião da AirAsia (REUTERS/Joko Sulistyo/Antara Foto)

Soldados trabalham em mapa da Indonésia em busca por avião da AirAsia (REUTERS/Joko Sulistyo/Antara Foto)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2014 às 06h06.

Washington - Um navio de guerra dos Estados Unidos ajudará nas operações de busca do avião da companhia AirAsia, desaparecido no último domingo com 162 pessoas a bordo, informou o Pentágono nesta segunda-feira (data local).

O envio da embarcação ocorreu depois de um pedido do governo da Indonésia. Ambos os países agora estudam outras possíveis contribuições americanas nas buscas, explicou o Departamento de Defesa dos EUA em comunicado.

O destróier USS Sampson, que tem como base San Diego (Califórnia), está desde outubro participando de exercícios de treinamento e segurança marítima no Pacífico.

A embarcação será deslocada ao Mar de Java, local indicado pelos especialistas como o mais provável de o avião ter caído. As áreas de busca também incluem a superfície terrestre do sul da ilha de Bornéu.

Indonésia, Malásia, Cingapura, Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e China participam com equipamentos e pessoal na operação, que envolve cerca de 30 embarcações e 15 outros aviões. França, Reino Unido e Japão também ofereceram ajuda para encontrar a aeronave.

O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia.

No caminho, o piloto chamou a torre de controle e pediu permissão para mudar o plano de voo por causa do mau tempo. Poucos minutos depois, os operadores perderam o contato com o avião e não foi emitido nenhum sinal de socorro.

Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cingapuriano. 

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoÁsiaAviõesEstados Unidos (EUA)IndonésiaNaviosPaíses ricosTransportesVeículos

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses