Mundo

EUA investigam controles contra lavagem de dinheiro

Tribunal federal dos Estados Unidos está investigando o Citigroup


	O banco americano Citigroup: banco informou que a investigação inclui intimações da Promotoria dos Estados Unidos no distrito de Massachusetts
 (Mario Tama/AFP)

O banco americano Citigroup: banco informou que a investigação inclui intimações da Promotoria dos Estados Unidos no distrito de Massachusetts (Mario Tama/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2014 às 13h22.

São Paulo - Um tribunal federal dos Estados Unidos está investigando o Citigroup, incluindo sua afiliada Banamex USA, sobre o cumprimento de regras de segredo bancário e contra lavagem de dinheiro, informou a instituição financeira nesta segunda-feira.

Em um documento anual encaminhado à Securities and Exchange Commission (SEC), o Citigroup informou que a investigação inclui intimações da Promotoria dos Estados Unidos no distrito de Massachusetts.

O grupo também informou que o Banamex USA foi intimado pela Federal Deposit Insurance Corp (FDIC). Enquanto a promotoria pode impor acusações criminais, a FDIC é uma agência civil.

A investigação criminal segue-se a outros problemas que surgiram no Banamex, que gerencia a maior operação de banco de varejo do Citigroup fora dos Estados Unidos e tem sido citado pelo grupo como um modelo de sua estratégia global.

O Citigroup revelou na sexta-feira que descobriu pelo menos 400 milhões de dólares em empréstimos fraudulentos na subsidiária do Banamex no México e afirmou que funcionários podem ter se envolvido em crime.

No terceiro trimestre de 2013, problemas envolvendo 300 milhões de dólares em empréstimos que o Banamex concedeu a três construtoras mexicanas fizeram o Citigroup registrar provisões para prejuízos.

Acompanhe tudo sobre:bancos-de-investimentoCitigroupEmpresasEstados Unidos (EUA)Lavagem de dinheiroPaíses ricos

Mais de Mundo

Tarifas de Trump sobre o Brasil entram em vigor nesta quarta; entenda o que acontece agora

Netanyahu diz que Israel deve derrotar Hamas em Gaza para libertar reféns

Tarifas de Trump: EXAME realiza programa ao vivo para analisar impactos nesta quarta

ONU insiste para que ajuda entre em Gaza por 'todos os portos' em meio ao aumento da fome