Mundo

EUA lança 'nave-robô' espacial secreta para chegar em nível de órbita inédito

Três tentativas de lançamento anteriores haviam sido interrompidas durante as contagens regressivas por condições meteorológicas desfavoráveis e questões técnicas não detalhadas

A cápsula Dragon, movida por um foguete Falcon 9, da SpaceX, decola do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) (Paul Hennessy/Getty Images)

A cápsula Dragon, movida por um foguete Falcon 9, da SpaceX, decola do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) (Paul Hennessy/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 29 de dezembro de 2023 às 07h59.

Um robô espacial e secreto das Forças Armadas dos Estados Unidos decolou da Flórida, na noite desta quinta-feira. Em sua sétima missão, o X-37B terá como objetivo alcançar uma altura nunca antes desbravada; para realizar esse feito, ele conta com a ajuda do SpaceX Falcon Heavy, que tem três núcleos de foguetes líquidos e é o mais potente da empresa.

A decolagem aconteceu a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, em Cabo Canaveral, e foi transmitida ao vivo pelo webcast da SpaceX, empresa de Elon Musk.

O lançado já havia sido adiado por mais de duas semanas, mas finalmente aconteceu. As três tentativas anteriores foram interrompidas, durante as contagens regressivas, devido a condições meteorológicas desfavoráveis e a questões técnicas não detalhadas.

Vale destacar o acirramento da disputa espacial entre os Estados Unidos e a China, que há apenas duas semanas também enviou um componente seu ao espaço. Pela terceira vez, desde 2020, Shenlong (em português, "Dragão Divino"), a aeronave robótica chinesa embarcou em uma nova missão orbital.

O governo americano divulgou poucos detalhes sobre a missão, que é parte do programa de lançamento espacial desenvolvido pela Segurança Nacional das Forças Armadas do país. A nave foi construída pela Boeing, tem tamanho semelhante ao de um ônibus pequeno, e capacidade para implantar dispositivos para análise tecnológica em voos longos.

Considerado o foguete mais potente da companhia dirigida por Elon Musk, o SpaceX Falcon Heavy tem capacidade de alcançar até 35 mil quilômetros acima da Terra.

Acompanhe tudo sobre:SpaceXEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

China prende dezenas de líderes de 'igrejas clandestinas' cristãs que operam ilegalmente

Noruega afirma que Venezuela fechou embaixada em Oslo após Nobel da Paz para Machado

China se acostumou a lidar com ameaças de Trump, diz ex-conselheiro do governo chinês

Milei se reunirá com Trump para selar apoio financeiro antes de eleições legislativas