Mundo

EUA não apoiam expulsão da Venezuela da OEA

O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, pediu a suspensão da Venezuela como membro do organismo caso não haja eleições em breve no país

Venezuela: "Mas pensamos que a OEA é o local apropriado para se examinar a atual situação na Venezuela" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Venezuela: "Mas pensamos que a OEA é o local apropriado para se examinar a atual situação na Venezuela" (Ueslei Marcelino/Reuters)

A

AFP

Publicado em 23 de março de 2017 às 21h59.

Os Estados Unidos não apoiam a expulsão da Venezuela da Organização dos Estados Americanos (OEA), declarou nesta quinta-feira um porta-voz, assinalando a necessidade de se debater no organismo continental a crise no país.

"Sejamos claros, não estamos promovendo a expulsão da Venezuela da OEA neste momento", disse o porta-voz do departamento de Estado, Mark Toner. "Mas pensamos que a OEA é o local apropriado para se examinar a atual situação na Venezuela".

Em um relatório apresentado na semana passada, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, pediu a suspensão da Venezuela como membro do organismo caso não haja eleições em breve no país, "livres, justas e transparentes".

Apesar de Washington se distanciar do pedido de expulsão, Toner disse que os EUA compartilham a "preocupação sobre o estado da democracia na Venezuela, exposto detalhadamente no relatório" de Almagro.

Caracas reagiu com dureza, denunciando o comunicado como uma "ingerência contra a Venezuela na OEA".

"Que pretendem? Agredir a Venezuela?! Denunciaremos estas ações país por país. Não admitiremos agressão alguma contra nossa pátria sagrada", disse no Twitter a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez.

No dia 14 de março passado, Almagro entregou ao Conselho Permanente da OEA um pedido de aplicação da Carta Democrática e de suspensão da Venezuela como membro da organização.

Além da realização de eleições, Almagro avaliou urgente a libertação de cerca de 100 opositores presos, a restituição das competências do Parlamento e a ativação da assistência humanitária para enfrentar a escassez de alimentos e medicamentos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)OEAVenezuela

Mais de Mundo

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Trump quer baixar imposto de renda com dinheiro do tarifaço, mas economistas alertam para riscos

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses

Índia realiza teste de mísseis em meio a crise com o Paquistão por tensões na Caxemira