Mundo

EUA negam projeto de coordenação militar com Irã contra EI

Apesar das negativas, Estados Unidos se mostraram "naturalmente abertos a um compromisso" diplomático com Teerã

O secretário de Estado americano, John Kerry, em uma cerimônia na sede do Departamento de Estado, em Washington (Chip Somodevilla/AFP)

O secretário de Estado americano, John Kerry, em uma cerimônia na sede do Departamento de Estado, em Washington (Chip Somodevilla/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2014 às 16h15.

Washington - Os Estados Unidos não têm a intenção de cooperar militarmente com o Irã na luta contra os jihadistas do Estado islâmico, que controlam regiões do Iraque e da Síria, declarou nesta sexta-feira a diplomacia americana.

"Nós não iremos coordenar uma ação militar ou compartilhar informações com o Irã, e não temos planos de fazer isso", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf.

No entanto, os Estados Unidos estão "naturalmente abertos a um compromisso" diplomático com Teerã, "como foi feito no passado", sobretudo no Afeganistão, quando os dois países cooperaram no final de 2001 para a consolidação do regime de Hamid Karzai após a queda do regime talibã.

"Vamos coordenar nossas ações" com o Irã contra os combatentes do EI, um grupo armado ultra-radical sunita, insistiu Harf.

Os Estados Unidos e o Irã, que não mantêm relações diplomáticas desde abril de 1980, iniciaram uma aproximação do ano passado, principalmente graças às negociações internacionais em torno do polêmico programa nuclear de Teerã.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)Estado IslâmicoIrã - PaísIslamismo

Mais de Mundo

'Safáris humanos': o caso de italianos que pagavam R$ 600 mil para matar civis

Brasil e EUA discutem tarifas em encontro à margem do G7

Inflação e índice de emprego dos EUA de outubro não serão divulgados, diz Casa Branca

Brasil e Índia deveriam aumentar parcerias em etanol, diz enviado especial