Mundo

EUA retoma emissão de vistos na Venezuela

Processo estava suspenso por causa da expulsão de vários funcionários consulares e da demora do governo para expedir a documentação para novos empregados


	Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: expulsão de três funcionários pelo presidente e a demora para emitir o visto dos novos consulares seriam as causas da suspensão
 (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: expulsão de três funcionários pelo presidente e a demora para emitir o visto dos novos consulares seriam as causas da suspensão (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2014 às 18h40.

Caracas - A embaixada dos Estados Unidos em Caracas informou nesta terça-feira que retomou a emissão de vistos para venezuelanos que o solicitam pela primeira vez. O processo estava suspenso por causa da expulsão de vários funcionários consulares e da demora do governo da Venezuela para expedir a documentação necessária para os novos empregados.

"Um grupo de funcionários do cônsul chegou recentemente à embaixada dos Estados Unidos na Venezuela depois de terem recebido seus respectivos vistos. Ainda que não esteja com a equipe completa, a embaixada já pode agendar um número limitado de novas reuniões para que sejam feitas as solicitações de vistos de turismo", informou a Unidade de Vistos para Não Imigrantes da embaixada em um comunicado.

Os vistos para visitantes dão o direito às pessoas entrarem nos Estados Unidos para fazerem negócios, passeios ou tratamentos médicos.

"À medida que novos oficiais norte-americanos recebam o visto apropriado para viajar à Venezuela, a embaixada espera poder oferecer quotas adicionais para reuniões que possibilitem a solicitação do visto", indicou a publicação divulgada na página da embaixada na internet.

O anúncio foi feito cinco semanas depois que a embaixada informou que não aceitaria pedidos de venezuelanos que solicitassem o visto pela primeira vez. A expulsão de três funcionários pelo presidente Nicolás Maduro em fevereiro e a demora do governo venezuelano para emitir o visto dos novos consulares seriam as causas da suspensão.

Nas últimas semanas, a embaixada só atendeu solicitações de visto de venezuelanos que faziam a tramitação pela primeira vez em casos de emergência ou quando a reunião havia sido marcada antes da suspensão.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricosVenezuela

Mais de Mundo

Número dois de grupo suspeito de matar senador colombiano Miguel Uribe é assassinado por rivais

Trump anuncia novo chefe de estatísticas após demitir gestora por números insatisfatórios de emprego

Irã adverte que 'corredor de Trump' não deve ser usado pelos EUA para dominar a região

Trump quer que Rússia devolva parte do território ocupado à Ucrânia