Mundo

Eurozona inicia reunião de cúpula decisiva sobre novo resgate grego

Os chefes de Estado e de governo da Zona Euro esperam aliviar a crise da dívida na União Monetária europeia

O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, chega para a reunião de cúpula em Bruxelas, após encontro particular com a chanceler alemã Angela Merkel  (Eric Feferberg/AFP)

O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, chega para a reunião de cúpula em Bruxelas, após encontro particular com a chanceler alemã Angela Merkel (Eric Feferberg/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2011 às 09h43.

Paris - Os chefes de Estado e de governo da Zona Euro iniciaram nesta quinta-feira, em Bruxelas, uma reunião de cúpula decisiva, na qual esperam definir um novo pacote de ajuda para a Grécia, a fim de aliviar a crise da dívida na União Monetária europeia.

Às 13h35 (8h35 de Brasília), o presidente da União Europeia, Hermann Van Rompuy, anunciou em no Twitter: "o almoço de trabalho acaba de começar".

A fim de tornar viável a dívida grega, várias fontes indicaram que não se descarta uma suspensão dos pagamentos da Grécia, o que seria uma novidade na zona euro.

A chanceler alemã Angela Merkel, o presidente francês Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro grego Giorgos Papandreou, por sua vez, mantiveram um encontro particular antes do início da cúpula.

Na véspera, Sarkozy e Merkel chegaram, após várias horas de reunião, a uma "posição comum" sobre o salvamento da Grécia, informou uma fonte da delegação francesa.

Essa posição, que não foi detalhada, será submetida ao presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e servirá de base para as discussões na cúpula de líderes europeus.

Nem o Eliseu nem a chancelaria previram comunicar o acordo alcançado.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca

África registra redução nos casos de mpox, mas detecta nova cepa na RD Congo