Mundo

Ex-assessor de ex-líder peruano é condenado a 15 anos de prisão

Sala Penal Nacional do Peru considerou Vladimir Montesinos culpado pelo crime de sequestro agravado contra Dyer

Açberto Fujimori: Montesinos também está sendo julgado pelos sequestros do jornalista Gustavo Gorriti e de outros adversários políticos do ex-presidente (Guadalupe Pardo/Reuters)

Açberto Fujimori: Montesinos também está sendo julgado pelos sequestros do jornalista Gustavo Gorriti e de outros adversários políticos do ex-presidente (Guadalupe Pardo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 13 de outubro de 2017 às 07h34.

Lima - Um tribunal do Peru condenou nesta quinta-feira a 15 anos de prisão Vladimiro Montesinos, ex-assessor do ex-presidente Alberto Fujimori, também detido, pelo sequestro do empresário Samuel Dyer em 1992.

A Sala Penal Nacional considerou Montesinos culpado pelo crime de sequestro agravado contra Dyer. Alberto Pinto, um ex-militar, foi condenado a quatro anos de prisão pelo mesmo delito.

Montesinos estava presente na audiência. Ele agora foi levado para a Base Naval de Callao para cumprir a nova condenação. O ex-assessor já estava preso anteriormente pelos crimes de corrupção e violações aos direitos humanos.

Dyer foi detido no aeroporto Jorge Chávez, em Lima, em julho de 1992, e levado a instalações do Serviço de Inteligência do Exército (SIE), onde ficou preso durante uma semana.

Montesinos também está sendo julgado pelos sequestros do jornalista Gustavo Gorriti e de outros adversários políticos de Fujimori após o "autogolpe de Estado" dado pelo então presidente em abril de 1992, quando dissolveu o Congresso e modificou o Poder Judiciário para controlá-lo.

O próprio Fujimori já foi condenado pelos sequestros de Gorriti e Dyer. Atualmente, o ex-presidente cumpre pena de 25 anos.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaPeruPrisõesSequestros

Mais de Mundo

10 frases que marcaram os primeiros 100 dias do Governo Trump

Apagão na Espanha pode ter relação com ao menos cinco mortes no país

Confusão com Zelensky e 'cala a boca' de filho de Musk: relembre cenas do início do governo Trump