Mundo

Ex-primeiro-ministro da Suécia Ola Ullsten morre aos 86 anos

Ullsten fez parte de diferentes governos de centro-direita que comandaram a Suécia entre 1976 e 1983

Falecimento: Ola Ullsten, morreu nesta segunda-feira, aos 86 anos, segundo uma nota divulgada pelo seu partido (Reprodução/Reprodução)

Falecimento: Ola Ullsten, morreu nesta segunda-feira, aos 86 anos, segundo uma nota divulgada pelo seu partido (Reprodução/Reprodução)

E

EFE

Publicado em 28 de maio de 2018 às 13h29.

Última atualização em 28 de maio de 2018 às 13h37.

Copenhague - O ex-primeiro-ministro da Suécia e antigo líder do Partido Popular Liberal, Ola Ullsten, morreu nesta segunda-feira, aos 86 anos, segundo uma nota divulgada pelo seu partido.

Ullsten fez parte dos diferentes governos de centro-direita que comandaram a Suécia entre 1976 e 1983, depois de um período de quatro décadas consecutivas de Executivos social-democratas.

O político sueco, que dirigiu o Partido Liberal entre 1978 e 1983, sucedeu Thorbjörn Fälldin como primeiro-ministro do país em outubro de 1978 e teve, durante um ano, um governo de minoria formado apenas com integrantes de seu partido.

Após as eleições de 1979, Fälldin assumiu de novo o cargo, desta vez com integrantes liberais, centristas e moderados, no qual Ullsten exerceu a função de Ministro das Relações Exteriores, cargo que ocupou até 1982.

O resultado eleitoral ruim nas eleições daquele ano, que dariam lugar a um governo social-democrata, provocou a renúncia de Ullsten do comando do partido. Mais tarde, o ex-premiê se tornou embaixador da Suécia no Canadá e na Itália.

Acompanhe tudo sobre:Suécia

Mais de Mundo

'Queremos uma coalizão com social-democratas', diz Merz, líder do partido vencedor da Alemanha

Ucrânia: Zelensky pede paz e libertação de prisioneiros como primeiro passo para fim da guerra

Passaporte brasileiro perde força, mas segue entre os mais poderosos do mundo; veja ranking

Lula cumprimenta Merz por vitória nas eleições e diz que Alemanha é 'parceiro crucial' do Brasil