Mundo

Ex-vice-presidente sul-africana assume ONU Mulheres

Mlambo fez seu juramento durante uma breve cerimônia celebrada no quartel-general da organização internacional, em Nova York


	Phumzile Mlambo: a nova diretora-executiva da ONU Mulheres, de 57 anos, foi a primeira mulher vice-presidente da África do Sul, cargo que ocupou entre 2005 e 2008
 (PIETER BAUERMEISTER)

Phumzile Mlambo: a nova diretora-executiva da ONU Mulheres, de 57 anos, foi a primeira mulher vice-presidente da África do Sul, cargo que ocupou entre 2005 e 2008 (PIETER BAUERMEISTER)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2013 às 15h42.

Nações Unidas - A ex-vice-presidente sul-africana Phumzile Mlambo tomou posse como nova diretora-executiva da ONU Mulheres nesta segunda-feira, substituindo a chilena Michelle Bachelet.

Mlambo fez seu juramento durante uma breve cerimônia perante o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, celebrada no quartel-general da organização internacional em Nova York.

A ex-vice-presidente sul-africana posou para os fotógrafos com seu marido, o ex-promotor-geral Bulelani Ngcuka, e o secretário-geral e sua esposa, Yoo Coon-Taek.

Mlambo, de 57 anos, foi a primeira mulher vice-presidente da África do Sul, cargo que ocupou entre 2005 e 2008.

Bachelet, primeira diretora-executiva do organismo, renunciou em março para se candidatar eleições presidenciais do Chile em novembro.

A nova diretora-executiva foi parlamentar em 1994, vice-ministra de Comércio e Indústria, ministra de Energia e Mineração e ministra de Cultura da África do Sul, entre outros cargos.

Casada com Ngcuka e mãe de três filhos, Mlambo é formada em Artes, tem pós-graduação em Filosofia e fez parte do Comitê Executivo do Congresso Nacional Africano.

A Assembleia Geral das Nações Unidas criou a ONU Mulheres em julho de 2010 para liderar a luta da comunidade internacional pela igualdade de gênero.

A agência reuniu as quatro entidades que trabalhavam nesse campo: a Unifem, a Divisão para o Avanço da Mulher, o Instraw e o Gabinete do Assessor Especial em Assuntos de Gênero.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaMulheresONUÁfrica do Sul

Mais de Mundo

Democratas fazem proposta para encerrar shutdown, mas republicanos rejeitam

Trump reforça desejo de se reunir com Putin na Hungria

'Acordo de Paris não seria possível hoje', diz 'pai' do tratado