Mundo

Expansão da atividade industrial da China cai em junho

País apresentou ritmo menor de crescimento da indústria em relação ao mês anterior, segundo dados oficiais


	Indústria têxtil na China: é o nono mês consecutivo em que os números oficiais indicam uma expansão da atividade industrial chinesa
 (REUTERS/William Hong)

Indústria têxtil na China: é o nono mês consecutivo em que os números oficiais indicam uma expansão da atividade industrial chinesa (REUTERS/William Hong)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2013 às 08h58.

Pequim - A atividade manufatureira na China, segunda maior economia mundial, continuou sua expansão em junho, apesar de ter apresentado um ritmo menor do que o registrado no mês anterior, segundo os dados oficiais publicados nesta segunda-feira.

O Índice Gerente de Compras (PMI) elaborado pela Federação China de Logística e Compras ficou em junho em 50,1 pontos, uma queda em relação aos 50,8 pontos de maio.

O indicador se mantém acima da barreira dos 50 pontos, o que revela uma expansão da indústria, enquanto se se situasse abaixo desse nível evidenciaria uma contração.

Trata-se do nono mês consecutivo em que os números oficiais indicam uma expansão da atividade industrial na China.

Mas, segundo apontou o analista do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento do Conselho de Estado (o Executivo chinês) Zhang Liqun, os principais componentes do índice caíram em junho, o que põe em destaque pressões em baixa na economia.

O PMI elaborado pelo banco HSBC tinha indicado em 20 de junho que a atividade manufatureira da China se contraiu pelo segundo mês consecutivo e estava em seu pior nível dos últimos nove meses.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosIndústrias em geralÁsiaChinaIndústriaEmpresas inglesasHSBC

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza