Mundo

Explosões interrompem oleoduto entre Iraque e Turquia

As explosões produziram três incêndios e foram atribuídas pela imprensa a atos de sabotagem

Os oleodutos entre Iraque e Turquia, que atravessam território curdo, já foram em outras oportunidades objeto de ataques e sabotagens atribuídos ao PKK (Mustafa Ozer/AFP)

Os oleodutos entre Iraque e Turquia, que atravessam território curdo, já foram em outras oportunidades objeto de ataques e sabotagens atribuídos ao PKK (Mustafa Ozer/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2012 às 07h32.

Ancara - Três explosões consecutivas danificaram nesta quinta-feira o oleoduto que leva petróleo cru das jazidas de Kirkuk, no Iraque, aos portos mediterrâneos da Turquia, em um lance situado na província turca de Sirnak, segundo informou a agência turca 'Dogan'.

As deflagrações, que ocorreram por volta das 3h locais no oleoduto Kirkuk-Yumurtalik, produziram três incêndios e foram atribuídas pela imprensa a atos de sabotagem, embora até o momento não tenha havido declarações oficiais a respeito.

Devido às explosões, os bombeiros tiveram de esperar um tempo considerável antes de poder intervir.

O primeiro foco de incêndio pôde ser controlado sete horas depois das explosões, mas as equipes da companhia petrolífera turca BOTAS ainda combatem o fogo.

As explosões ocorreram a um quilômetro da localidade de Idil, na província Sirnak, que tem parte da região sudeste habitada por curdos e é cenário frequente de combates entre o proscrito Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK) e as forças da ordem.

Os oleodutos entre Iraque e Turquia, que atravessam território curdo, já foram em outras oportunidades objeto de ataques e sabotagens atribuídos ao PKK. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEuropaIraquePetróleoTurquia

Mais de Mundo

Tarifas de Trump enfrentam teste na Justiça antes do prazo final de 1º de agosto

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%

Canadá anuncia intenção de reconhecer o Estado palestino em setembro

No dia do decreto de Trump, Mauro Vieira é chamado para encontro com Rubio pela 1ª vez em Washington