Mundo

ExxonMobil tenta bloquear imposto da UE sobre lucro de gigantes da energia

A contribuição prevê dedução de 33% sobre o lucro tributável de 2022, a fim de distribuí-la entre as famílias e empresas que enfrentam uma explosão de suas despesas

 (AFP/AFP Photo)

(AFP/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 28 de dezembro de 2022 às 18h28.

Última atualização em 28 de dezembro de 2022 às 18h41.

O gigante da energia americano ExxonMobil entrou com uma ação nesta quarta-feira, 28, contra a União Europeia (UE) para bloquear o imposto temporário sobre os lucros elevados das empresas de petróleo, anunciou um porta-voz.

Com os preços da energia nas nuvens após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, propôs que as grandes empresas de petróleo, gás e carvão pagassem uma "contribuição de crise" sobre seus lucros de 2022.

A contribuição prevê dedução de 33% sobre o lucro tributável de 2022, a fim de distribuí-la entre as famílias e empresas que enfrentam uma explosão de suas despesas.

A Comissão teve o cuidado de não usar a palavra "imposto" ao aprovar a medida, uma vez que qualquer nova disposição fiscal em nível europeu necessitaria de um acordo aprovado por unanimidade entre os 27 países da UE.

As subsidiárias alemã e holandesa da ExxonMobil entraram hoje com um recurso contra a nova medida perante o Tribunal de Justiça da UE, com sede em Luxemburgo.

"Reconhecemos que a crise energética na Europa tem grande peso sobre as famílias e empresas, e trabalhamos para aumentar o fornecimento de energia para a Europa", destacou Casey Norton, porta-voz da ExxonMobil. "Nosso recurso é direcionado apenas ao imposto contraproducente sobre os lucros extraordinários, e não a nenhum outro elemento para reduzir os preços da energia", acrescentou.

A ExxonMobil obteve um lucro de US$ 37,6 bilhões no segundo e terceiro trimestres de 2022. Em reunião com investidores neste mês, o diretor financeiro da empresa estimou que o imposto da UE custaria à mesma mais de US$ 2 bilhões.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:ExxonEnergiaUnião Europeia

Mais de Mundo

EUA impõe sanções aos maiores produtores de petróleo da Rússia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda