Mundo

Fifa não decidirá antes de 2014 a data da Copa do Catar-2022

A Fifa fará uma consulta com todas as partes para mudar as datas da Copa do Mundo de 2022, que poderia ser disputada no inverno e não no verão, como é tradição

Vista da capital do Catar, Doha: "comitê executivo (da Fifa) decidiu iniciar uma consulta de todas as partes envolvidas", disse o presidente da entidade, Joseph Blatter (Patrick Baz/AFP)

Vista da capital do Catar, Doha: "comitê executivo (da Fifa) decidiu iniciar uma consulta de todas as partes envolvidas", disse o presidente da entidade, Joseph Blatter (Patrick Baz/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2013 às 12h56.

Zurique - A Fifa fará uma consulta com todas as partes para mudar as datas da Copa do Mundo de 2022, que poderia ser disputada no inverno e não no verão, como é tradição, anunciou o presidente da entidade, Joseph Blatter.

"O comitê executivo (da Fifa) decidiu iniciar uma consulta de todas as partes envolvidas sobre as datas do Mundial do Catar", escreveu Blatter no Twitter.

O dirigente suíço completou que "nenhuma decisão será tomada antes da Copa de 2014 no Brasil".

Blatter decidiu em julho introduzir no progama do comitê executivo o estudo da mudança de datas do Mundial, que seria disputado no inverno, com o objetivo de evitar o calor de quase 50 graus do verão no país.

Até agora, Blatter havia permanecido neutro sobre o tema, ao contrário de Michel Platini, presidente da Uefa, que defende a Copa do Catar-2022 no inverno.

As 54 federações europeias concordam com o princípio de um Mundial no inverno, mas desejam um processo de consulta de todas as partes envolvidas (ligas, jogadores, clubes e federações).

Os debates prometem ser longos, inclusive dentro de um país: a posição da Federação Inglesa não é a mesma da Premier League, que teme o caos em uma eventual mudança de calendário.

A Austrália pretende pedir indenização para as candidaturas perdedoras da Copa de 2022, que apresentaram um programa de competição para o verão e não o inverno.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolCatarFifaCopa do Mundo

Mais de Mundo

EUA impõe sanções aos maiores produtores de petróleo da Rússia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda