Mundo

Figo reitera críticas e considera candidatura à presidencia

"Denunciei o sistema vigente. Estou disponível para contribuir para um futebol mais transparente e democrático", diz o ex-jogador


	Ex-jogador Luis Figo não descarta candidatura à presidência da entidade
 (Getty Images/New Press)

Ex-jogador Luis Figo não descarta candidatura à presidência da entidade (Getty Images/New Press)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2015 às 15h07.

Lisboa - O ex-jogador Luis Figo, que retirou sua candidatura à presidência da Fifa antes da eleição, reafirmou nesta segunda-feira que seu trabalho durante o pleito foi denunciar o "sistema vigente" e deixou aberta a possibilidade de tentar comandar a entidade máxima do futebol mundial no futuro.

"Denunciei o sistema vigente. Estou disponível para contribuir para um futebol mais transparente e democrático, mas dependo das oportunidades, do momento e dos apoios", afirmou em Lisboa, onde participou de um evento beneficente.

O ex-jogador português decidiu retirar sua candidatura à Fifa na semana anterior às eleições. O suíço Joseph Blatter foi eleito na última sexta-feira pela quinta vez, com apoio da grande maioria dos delegados, mesmo com o escândalo de corrupção que causou a prisão de sete dirigentes da entidade dois dias antes do pleito.

Figo afirmou que a falta de transparência no processo foi determinante para a decisão. Para ele, o pleito não era uma eleição, mas sim "um plebiscito de entrega do poder absoluto a um só homem". 

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFifaFraudes

Mais de Mundo

Presidente do Senado rompe com Morales e lança candidatura na Bolívia

Sheinbaum diz que rejeitou oferta de Trump de enviar militares dos EUA ao México

Partido no poder tem vitória ampla em Singapura

Israel ordena mobilização de milhares de reservistas, diz imprensa