Mundo

Fisco argentino denuncia empresários envolvidos em caso FIFA

O fisco da Argentina apresentou denúncia penal contra empresários do país envolvidos no escândalo de corrupção da FIFA


	Logo da FIFA: três empresários e duas companhias foram denunciados
 (Fabrice Coffrini/AFP)

Logo da FIFA: três empresários e duas companhias foram denunciados (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2015 às 16h46.

Buenos Aires - O fisco argentino apresentou nesta quinta-feira uma denúncia penal por "evasão, formação de quadrilha fiscal e lavagem de dinheiro" contra os empresários argentinos envolvidos no escândalo de corrupção que afeta dirigentes da Fifa.

Através de um comunicado, a Administração Federal de Receita Pública (Afip) informou que denunciou os empresários Alejandro Burzaco, Hugo Jinkis e Mariano Jinkis, assim como suas companhias, Torneos y Competencias S.A. e Full Play S.A.

Além disso, a Afip pediu à Justiça que embargue os bens dos contribuintes investigados e solicitou informações ao exterior para obter dados de empresas e contas bancárias das companhias no Panamá, Uruguai, nos Estados Unidos e na Suíça.

O titular do fisco argentino, Ricardo Echegaray, acusou a Fifa de "falta de colaboração" com a transparência fiscal do futebol e lembrou que, apesar dos compromissos assumidos, a entidade "não deu à Afip a possibilidade de obter acesso ao registro de Transferência de Jogadores" quando solicitado.

A denúncia penal da Afip se soma à ordem de prisão "com fins de extradição" ditada pelo juiz federal Marcelo Martínez de Giorgi contra Burzaco e Hugo e Mariano Jinkis, a pedido da Interpol.

Os três empresários são procurados pela Justiça americana, que os acusa de "integrar uma formação de quadrilha destinada a cobrar subornos" para a comercialização de marketing e publicidade dos campeonatos da Fifa.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCorrupçãoEscândalosFraudesArgentinaFifa

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura