Mundo

FMI diz que Europa precisa de maior coordenação econômica

Berlim - A Europa precisa de uma coordenação de política econômica mais forte, e a ideia de que países possam compartilhar uma moeda mas agir independentemente é "falsa", disse o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). "A ideia de que você pode ter uma moeda comum e cada um poder fazer o que quiser é […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2010 às 12h09.

Berlim - A Europa precisa de uma coordenação de política econômica mais forte, e a ideia de que países possam compartilhar uma moeda mas agir independentemente é "falsa", disse o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"A ideia de que você pode ter uma moeda comum e cada um poder fazer o que quiser é falsa", afirmou Dominique Strauss-Kahn ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung em entrevista publicada nesta quinta-feira.

"Você precisa de um instrumento para fazer as políticas consistentes. A França pode chamar isso de governança econômica e a Alemanha, de Pacto de Estabilidade. Não faz diferença como se chame."

Em outra entrevista, ao jornal alemão Handelsblatt, ele afirmou que o crescimento na Europa está "muito baixo", em parte devido à fraca produtividade.

"A Alemanha e outros países precisam urgentemente comprometer-se com algo para acelerar o crescimento", afirmou Strauss-Kahn ao Handelsblatt.

Leia outras notícias sobre a União Europeia

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrises em empresasEuropaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

Departamento de Justiça dos EUA alertou Trump sobre citação em arquivos de Epstein, diz jornal

Brasil entra formalmente em ação da ONU contra Israel por genocídio em Gaza

Israel ameaça Gaza com nova escalada se não houver trégua com libertação de reféns

EUA abre investigação contra Harvard por causa de patrocínio de vistos internacionais