Mundo

FMI diz que Europa precisa de maior coordenação econômica

Berlim - A Europa precisa de uma coordenação de política econômica mais forte, e a ideia de que países possam compartilhar uma moeda mas agir independentemente é "falsa", disse o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). "A ideia de que você pode ter uma moeda comum e cada um poder fazer o que quiser é […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2010 às 12h09.

Berlim - A Europa precisa de uma coordenação de política econômica mais forte, e a ideia de que países possam compartilhar uma moeda mas agir independentemente é "falsa", disse o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"A ideia de que você pode ter uma moeda comum e cada um poder fazer o que quiser é falsa", afirmou Dominique Strauss-Kahn ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung em entrevista publicada nesta quinta-feira.

"Você precisa de um instrumento para fazer as políticas consistentes. A França pode chamar isso de governança econômica e a Alemanha, de Pacto de Estabilidade. Não faz diferença como se chame."

Em outra entrevista, ao jornal alemão Handelsblatt, ele afirmou que o crescimento na Europa está "muito baixo", em parte devido à fraca produtividade.

"A Alemanha e outros países precisam urgentemente comprometer-se com algo para acelerar o crescimento", afirmou Strauss-Kahn ao Handelsblatt.

Leia outras notícias sobre a União Europeia

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrises em empresasEuropaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

Milhares vão às ruas de Nova York em defesa da democracia e contra Trump

Zelensky chama trégua temporária de Putin de 'tentativa de brincar com vidas' e relata novos ataques

Irã anuncia mais negociações nucleares com Estados Unidos após reunião em Roma

Macron quer atrair cientistas demitidos nos EUA: 'Escolham a Europa!’