Mundo

Grécia precisa cortar mais 4,6 bi de euros em 2012, diz FMI

País negocia com a Comissão Europeia, FMI e BCE a chamada troica - as medidas de austeridade que o país precisa adotar para receber o pacote de 110 bilhões de euros

Segundo o documento do FMI, os dados sobre a economia na Grécia no segundo trimestre são "muito ruins" (Aris Messinis/AFP)

Segundo o documento do FMI, os dados sobre a economia na Grécia no segundo trimestre são "muito ruins" (Aris Messinis/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2011 às 10h18.

Washington - A Grécia ainda precisa encontrar uma forma de cortar mais 4,6 bilhões de euros no orçamento do ano que vem para atingir as metas de redução do déficit, segundo o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), apresentado ao conselho executivo do fundo na semana passada.

As autoridades da Grécia estão negociando com a Comissão Europeia, FMI e Banco Central Europeu (BCE) - a chamada troica - as medidas de austeridade que o país precisa adotar para receber a próxima parcela do pacote de resgate de 110 bilhões de euros. Os gregos precisam da parcela de 8 bilhões de euros para pagar suas contas em outubro e evitar um default (calote). "Nós estamos discutindo os principais parâmetros para o orçamento de 2012", diz o relatório.

Segundo o documento, os dados sobre a economia na Grécia no segundo trimestre são "muito ruins". O relatório diz ainda que existem indícios iniciais de que não houve melhora nos dados do terceiro trimestre. O FMI agora prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) grego vai ter uma contração de 5,5% neste ano e 2,5% em 2012.

A equipe de analistas do fundo afirma que todas as 120 medidas combinadas no pacote internacional de resgate "vão ser implementadas antes de nós trazermos um programa para o conselho analisar. Sobre isso não há dúvida". Mas o relatório afirma que "nós claramente encontramos limitações administrativas da parte do governo para implementar algumas dessas medidas". As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrise gregaCrises em empresasDívida públicaEuropaFMIGréciaPiigs

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones