Mundo

França declara controlada pandemia de coronavírus no país

O presidente do conselho científico da França afirmou que o coronavírus continua circulando em certas regiões, mas em baixa velocidade

Coronavírus: a França registrou 29.065 mortes e 189.441 casos de contágio (Adrienne Surprenant/Bloomberg)

Coronavírus: a França registrou 29.065 mortes e 189.441 casos de contágio (Adrienne Surprenant/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de junho de 2020 às 09h36.

Última atualização em 5 de junho de 2020 às 09h47.

A França declarou nesta sexta-feira (5) que a pandemia de covid-19 está "controlada" em seu território, enquanto no outro lado do Atlântico, o Brasil se tornou o terceiro país do mundo em número de mortes pela doença.

O novo coronavírus causou mais de 390.000 mortes em todo mundo, com mais de 6,6 milhões de casos de contágio confirmados, de acordo com o balanço estabelecido pela AFP com base em fontes oficiais nesta sexta-feira às 8h.

Na França, "o vírus continua circulando em certas regiões (...), mas circula em baixa velocidade", declarou François Delfraissy, presidente do conselho científico francês que assessora o governo na gestão da pandemia.

O conselho científico publicou uma nova recomendação, na quinta-feira (4), para que o país se prepare para "quatro cenários prováveis" para os próximos meses: de uma "epidemia sob controle" até uma "degradação crítica".

"Achamos que o cenário número um, ou seja, o controle da epidemia, é o mais provável", disse Delfraissy.

Um dos países mais afetados pela pandemia, a França registrou 29.065 mortes e 189.441 casos de contágio, de acordo com o último balanço da AFP divulgado na quinta-feira à noite.

A pandemia mostra sinais de estabilização na Europa, onde as medidas de confinamento têm sido flexibilizadas há algumas semanas.

Já na América Latina, a crise está-se intensificando, com quase 1,2 milhão de infecções e 60.000 mortes já declaradas oficialmente.

VEJA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:FrançaCoronavírus

Mais de Mundo

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos

Número de mortos por inundações e deslizamentos no México chega a 76