Mundo

França manda prender filho do líder da Guiné Equatorial

O réu, conhecido como ''Teodorín'', é suspeito de desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro

Teodoro Nguema, presidente da Guiné Equatorial: É a segunda vez que ''Teodorín'', seu filho, evita uma convocação da Justiça francesa (Michelly Rall/Getty Images)

Teodoro Nguema, presidente da Guiné Equatorial: É a segunda vez que ''Teodorín'', seu filho, evita uma convocação da Justiça francesa (Michelly Rall/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2012 às 21h32.

Paris - A Justiça da França emitiu um mandado de prisão contra Teodoro Nguema Obiang Mangue, filho do presidente da Guiné Equatorial, por não ter se apresentado a um tribunal para prestar depoimento na quarta-feira passada em Paris.

A ordem contra o filho de Teodoro Obiang Nguema Mbasogo procede do juiz Roger Le Loire. O réu, conhecido como ''Teodorín'', é suspeito de desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro, informou o jornal francês ''Le Monde''.

É a segunda vez que ''Teodorín'' evita uma convocação da Justiça francesa. O ''Le Monde'' indica que o mandado de prisão - expedido na quinta-feira - permite a detenção do filho do presidente da Guiné Equatorial ''em todo o espaço judicial europeu'' e a extradição à França.

A Justiça francesa abriu uma investigação sobre supostas irregularidades no patrimônio dos Obiang e no das famílias do presidente do Congo, Denis Sassou-Nguesso, e do ex-presidente do Gabão Omar Bongo.

O processo que levou à investigação foi movido pela ONG Transparência Internacional, que pediu também o impedimento de ''Teodorín'' como delegado permanente adjunto da Guiné Equatorial na Unesco.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaFrançaÁfricaJustiça

Mais de Mundo

Após meses de disputas, Trump afirma que chegou a acordo com a Universidade Harvard

Coreia do Sul debate semana de trabalho de 4 dias e meio para estimular casais a terem filhos

Argentina volta a intervir no mercado após queda de 6% do peso nesta terça-feira

Após ajuda dos EUA à Argentina, Milei se reunirá com Trump na Casa Branca