Mundo

França participará da operação contra Kadafi, que será em "algumas horas"

O país foi o primeiro a pronunciar-se pela saída de líder líbio do poder e também o primeiro a reconhecer os opositores do Movimento Nacional de Transição Líbio

Kadafi foi chamado pelo porta-voz francês de "ditador terrorista e sanguinário" (Getty Images)

Kadafi foi chamado pelo porta-voz francês de "ditador terrorista e sanguinário" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2011 às 06h15.

Paris - A França confirmou nesta sexta-feira que participará de uma operação militar contra o regime líbio de Muammar Kadafi após a resolução do Conselho de Segurança da ONU, e indicou que as ações ocorrerão em "algumas horas"."Os ataques acontecerão rapidamente", antecipou o porta-voz do Governo francês, François Baroin, que em entrevista à emissora "RTL" ressaltou que "os franceses serão coerentes" com a posição que vêm apoiando e que "participarão" da operação.

Embora não tenha oferecido mais detalhes sobre quando ocorrerá, como será e quais alvos terá a operação, Baroin precisou que se trata de "uma intervenção que não é uma ocupação, e sim um dispositivo militar para proteger o povo líbio".

Questionado sobre a possibilidade de negociar com Kadafi, o porta-voz francês respondeu que, conhecendo-o, não tem "certeza se pode ser chamado à razão este ditador terrorista e sanguinário".

Insistiu que "é preciso reconhecer o papel potente" que teve o presidente francês, Nicolas Sarkozy, para obter a resolução da ONU que autoriza uma operação militar contra o regime líbio.

Também lembrou que a França foi o primeiro país a pronunciar-se pela saída de Kadafi do poder, o primeiro a reconhecer os opositores do Movimento Nacional de Transição Líbio e "o que organizou o movimento da comunidade internacional".

Baroin reconheceu a decepção das autoridades francesas pela posição da Alemanha nesta questão e pela impossibilidade de alcançar um acordo para que o Conselho Europeu da última semana se pronunciasse a favor de uma intervenção militar.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosEuropaFrançaGuerrasÁfricaONULíbiaMuammar Kadafi

Mais de Mundo

Senado argentino rejeita veto de Milei à lei de transferência de verbas para províncias

Trump nega conversas para preparar 'mudança de regime' na Venezuela

Senadores dos EUA apresentam projeto de lei para revogar tarifas de Trump aos produtos do Brasil

Trump aconselha premiê do Reino Unido a usar Forças Armadas contra imigração