Mundo

Franceses têm 3º maior orçamento militar e são uma das principais forças da Otan

Atual presidente, Nicolas Sarkozy, negociou com a chanceler da Alemanha os termos do acordo para tentar conter os efeitos da crise econômica internacional na UE

Franceses escolhem entre François Hollande (cartazes) e Nicolas Sarkozy nesse final de semana (Getty Images)

Franceses escolhem entre François Hollande (cartazes) e Nicolas Sarkozy nesse final de semana (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2012 às 12h01.

Brasília – A França é uma das principais potências políticas do mundo. O atual presidente, Nicolas Sarkozy, negociou com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, os termos do acordo para tentar conter os efeitos da crise econômica internacional na União Europeia (UE). Os franceses têm o terceiro maior orçamento militar do mundo, reúnem um dos maiores arsenais militares mundiais e são uma das principais forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

No Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a França está entre os cinco países com assento permanente no órgão – ao lado dos Estados Unidos, da Rússia, China e Grã-Bretanha. Os demais dez lugares do órgão são ocupados de forma rotativa pelos países por dois anos. Esses assentos atualmente estão com o Azerbaijão, a Índia, África do Sul, Colômbia, o Marrocos, Togo, a Alemanha, o Paquistão, a Guatemala e Portugal.

Na França, o Parlamento é bicameral, composto pela Assembleia Nacional e pelo Senado. Os deputados da Assembleia Nacional representam círculos eleitos diretamente para mandatos de cinco anos. A assembleia tem o poder de demitir ministros e sua maioria pode indicar os nomes que ocuparão a equipe ministerial.

Os senadores na França são escolhidos por um colégio eleitoral para mandatos de seis anos, sendo que há uma rotatividade nas votações, de tal maneira que há eleições a cada três anos. Diferentemente do Brasil, a palavra final nas votações é da Assembleia Nacional e não do Senado.

A política francesa é marcada por diferenças ideológicas bem definidas - os grupos de esquerda, centro e de direita, variando entre moderados e radicais.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosEleiçõesFrançois HollandeNicolas Sarkozy

Mais de Mundo

Tesouro da Argentina decide intervir no mercado de câmbio após novo recorde do dólar

Trump ameaça enviar tropas federais para Chicago diante da violência crescente

Dólar atinge novo recorde na Argentina, com pressões cambiais elevadas antes das eleições

Terremoto no Afeganistão: número de mortos sobe para mais de 1.400