Mundo

Frontex denuncia aumento da migração pelo Egito

Desde o início da primavera, um número crescente de barcos de pesca provenientes do Egito com centenas de pessoas a bordo foi resgatado


	Migração: "Neste ano, o número é de 1.000 travessias em barcos de traficantes de pessoas do Egito à Itália. E esta rota cresce"
 (Antonio Parrinello / Reuters)

Migração: "Neste ano, o número é de 1.000 travessias em barcos de traficantes de pessoas do Egito à Itália. E esta rota cresce" (Antonio Parrinello / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2016 às 11h13.

O Egito "também começa a ser um país de saída" de migrantes rumo à Europa através do Mediterrâneo, denunciou nesta terça-feira o diretor da Frontex, Fabrice Leggeri, em entrevista ao grupo de imprensa alemão Funke.

"Neste ano, o número é de 1.000 travessias em barcos de traficantes de pessoas do Egito à Itália. E esta rota cresce", explicou.

Leggeri advertiu que este trajeto é "muito perigoso".

"A viagem dura normalmente mais de dez dias. Há poucos barcos nesta rota que possam salvar imigrantes em barcos que naufragam", destacou.

Desde o início da primavera, um número crescente de barcos de pesca provenientes do Egito com centenas de pessoas a bordo foi resgatado.

Segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), estas embarcações representam cerca de 10% das chegadas.

Leggeri também confirmou que desde o encerramento da rota dos Bálcãs aos migrantes, as saídas eram realizadas a partir da costa do norte da África, em particular da Líbia, à Itália.

"A rota mediterrânea central nunca esteve tão movimentada", segundo ele. "Há até 14 vezes mais refugiados que chegam à Itália a partir da Líbia que à Grécia a partir da Turquia", indicou.

Mais de 10.000 migrantes perderam a vida no Mediterrâneo tentando chegar à Europa desde 2014, mais de 2.800 deles morreram desde o início de 2016, indicou o ACNUR no início de junho.

Acompanhe tudo sobre:EuropaÁfricaRefugiadosEgito

Mais de Mundo

Principal suspeito do caso Madeleine McCann deixa prisão na Alemanha

Israel anuncia rota temporária para acelerar retirada de moradores da Cidade de Gaza

França debate taxação dos super-ricos em plano orçamentário de 2026

Exportações do Japão para EUA registram queda de quase 14% após tarifas