Mundo

Fujimori pedirá ao presidente do Peru indulto por crimes

Na prática, o pedido é para o perdão pelos crimes de corrupção e contra a humanidade


	O ex-presidente peruano Alberto Fujimori: ele faz tratamento para a cura de um câncer na boca
 (Koichi Kamoshida/Getty Images)

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori: ele faz tratamento para a cura de um câncer na boca (Koichi Kamoshida/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2012 às 11h12.

Brasília – O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori (1990-2000), de 74 anos, vai pedir ao governo do presidente Ollanta Humala a concessão de indulto. Na prática, o pedido é para o perdão pelos crimes de corrupção e contra a humanidade. Fujimori cumpre pena de 25 anos de prisão, na sede da Direção de Operações Especiais (Diroes) da Polícia Nacional, e faz tratamento para a cura de um câncer na boca.

O médido Alejandro Aguinaga, que trata o ex-presidente, disse que o pedido será encaminhado após a 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo América do Sul–Países Árabes (Aspa), que está sendo realizada em Lima. Parentes, amigos e simpatizantes de Fujimori apelam para a concessão de indulto, alegando que o ex-presidente precisa de tratamento médico específico. O argumento que sustenta o pedido é de “razões humanitárias”.

O primeiro-ministro do Peru, Juan Jimenez, disse que os relatórios médicos são considerados essenciais para a decisão de Humala. Ele disse que é “prematuro especular” sobre a decisão que será tomada pelo governo: "[O assunto] será analisado sob o ponto de vista médico". Jimenez negou que o governo sofra pressão da família, dos amigos e simpatizantes de Fujimori.

Jimenez informou que uma comissão vai analisar os documentos apresentados por Fujimori. Advogados e defensores de direitos humanos delimitam que o indulto não deve ser concedido em casos de crimes contra a humanidade, como os de que Fujimori é acusado. Para eles, é necessário apelar para a jurisprudência nacional e até internacional para justificar a concessão.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina e da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaJustiçaCrimePeru

Mais de Mundo

Câmara dialoga com assessores de deputada que estava em flotilha interceptada por Israel, diz Motta

No 2º dia do 'shutdown', Trump quer cortes em 'agências democratas' e mira os adversários políticos

Ataque em sinagoga em Manchester deixa mortos e feridos durante Yom Kippur

Bessent anuncia reunião em breve com ministro argentino