Mundo

Funeral do Papa Francisco deve ser realizado entre sexta-feira e domingo

Pontífice morreu hoje após mais de dois meses de problemas respiratórios que o mantiveram hospitalizado por 38 dias

Francisco morreu hoje após mais de dois meses de problemas respiratórios que o mantiveram hospitalizado por 38 dias (Tiziana FABI/AFP)

Francisco morreu hoje após mais de dois meses de problemas respiratórios que o mantiveram hospitalizado por 38 dias (Tiziana FABI/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 21 de abril de 2025 às 16h36.

Última atualização em 21 de abril de 2025 às 18h55.

O funeral do Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira aos 88 anos, deve ser realizado entre sexta-feira e o próximo domingo, segundo normas do Vaticano.

O Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que regula os funerais papais, e a constituição apostólica Universi Dominici Gregis indicam que o funeral deverá ser realizado entre o quarto e o sexto dias após o falecimento.

Com base nessas informações, de acordo com a Santa Sé, o funeral deverá ser realizado em um dia entre a próxima sexta-feira e o domingo.

Francisco morreu hoje após mais de dois meses de problemas respiratórios que o mantiveram hospitalizado por 38 dias, até 23 de março.

A data do funeral, no entanto, deverá ser decidida amanhã, na primeira congregação de cardeais, órgão que regula esse processo até a eleição de um sucessor. 

As causas da morte do Papa

O Vaticano divulgou há pouco a causa da morte do Papa Francisco. O pontífice morreu às 7h35 do horário local (2h35 do horário de Brasília) em seu apartamento na Casa Santa Marta.

O boletim médico divulgado às 15h na Sala de Imprensa do Vaticano informa que o líder da Igreja Católica sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) pela manhã. O boletim lista três causas:

  • acidente vascular cerebral (AVC)
  • coma
  • colapso cardiocirculatório irreversível

A morte foi confirmada por meio de registro eletrocardiotanatográfico. O documento foi assinado pelo Prof. Andrea Arcangel.

A saúde de Francisco

A saúde de Francisco era motivo de preocupação havia anos. Além de um episódio aos 21 anos, quando perdeu a parte superior do pulmão direito devido a uma grave pneumonia, o Papa acumulava problemas no quadril, nas costas e artrose nos joelhos, o que reduziu sua mobilidade ao longo dos anos.

Em julho de 2021, o Papa foi submetido a uma cirurgia que retirou 33 cm de seu intestino grosso em razão de uma diverticulite. Diante dos recorrentes problemas de saúde, Francisco revelou, em uma entrevista no final de 2022, que "havia assinado uma carta de renúncia há uma década", caso sua saúde precária o impedisse de desempenhar suas funções. Pouco tempo depois, em junho de 2023, ele foi submetido a uma nova cirurgia, que durou três horas e terminou "sem complicações".

Acompanhe tudo sobre:Papa Francisco

Mais de Mundo

Conheça a profecia que diz que Francisco pode ser um dos 'últimos papas'

Trump diz que irá ao funeral do Papa Francisco

Camerlengo? Sé Vacante? Entenda os termos da Igreja Católica

Como foram os últimos dias de Papa Francisco?