Mundo

Japão aprova plano de reforma tributária

Um dos pontos mais polêmicos aborda o reajuste do Imposto sobre Valor Agregado para endireitar a saúde fiscal do país

Primeiro-ministro japonês: país é o industrializado com a maior dívida pública do mundo (Kazuhiro Nogi/AFP)

Primeiro-ministro japonês: país é o industrializado com a maior dívida pública do mundo (Kazuhiro Nogi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2012 às 08h46.

Tóquio - O Executivo japonês aprovou nesta sexta-feira o projeto de lei de reforma tributária promovido por seu primeiro-ministro, Yoshihiko Noda, que inclui um polêmico reajuste do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) para endireitar a saúde fiscal do Japão, o país industrializado com a maior dívida pública do mundo.

A aprovação do projeto de lei aconteceu apesar da oposição de parte do governante Partido Democrático do Japão (PD), e levou o Novo Partido Popular, pequena formação que faz parte do atual Governo de coalizão, a anunciar que abandonava o Executivo, informou a agência de notícias "Kyodo".

O PD criticou duramente a aprovação da medida, depois de o Governo tê-la aprovado unilateralmente ao fracassar a negociação entre o Executivo e esta formação após oito dias de reuniões.

Além disso, o plano, que prevê aumentar a partir de 2014 o IVA de 5% para 8%, e um ano mais tarde a 10%, tem complicado sua aprovação no Parlamento.

O opositor Partido Liberal Democrático (PLD), que controla a Câmara, também demonstrou desde o início ser contrário à medida, pelo que anunciou que votará contra e tentará bloquear sua aprovação.

Noda, por sua vez, explicou que está decidido a avançar neste tema, transformado em cavalo de batalha de seu Governo, e que para isso colocará em jogo seu "futuro político".

Se o primeiro-ministro não conseguir persuadir os legisladores japoneses a aprovarem a medida, sua liderança pode ser comprometida e levar ao aumento da pressão sobre um Governo que está há menos de sete meses no poder.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaJapãoImpostosLeãoDívida pública

Mais de Mundo

EUA ataca embarcação no Pacífico após ofensiva no Caribe; veja vídeo

Chanceler da Argentina renuncia dias antes de eleição chave para futuro do governo Milei

Cuba acusa EUA de pressionar votações na ONU contra suspensão de sanções

Casa Branca confirma que Lula e Trump podem se reunir na Malásia