Mundo

Gays na Colômbia poderão exigir pensão após morte de cônjuge

Os homossexuais na Colômbia poderão exigir o pagamento de pensão e dos demais direitos de seguridade social de seus companheiros após a morte


	Casal: "o direito à seguridade social não deve ser menosprezado por meio de uma consideração discriminatória originada na orientação sexual de uma pessoa", completou a decisão
 (Yuri_Arcurs/Thinkstock)

Casal: "o direito à seguridade social não deve ser menosprezado por meio de uma consideração discriminatória originada na orientação sexual de uma pessoa", completou a decisão (Yuri_Arcurs/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2016 às 22h57.

Bogotá - Os homossexuais na Colômbia poderão exigir o pagamento de pensão e dos demais direitos de seguridade social de seus companheiros após a morte, com os "mesmos requisitos aplicáveis às uniões heterossexuais", determinou a Corte Suprema de Justiça.

O tribunal adotou a decisão em uma "sentença de reconhecimento e ordem de pagamento de pensão vitalícia" de fundo que negava a um homem a pensão de sobrevivente depois da morte de seu companheiro, em 2009, afirmou a Corte Suprema de Justiça em comunicado.

Era exigido que o homem "provasse o tempo de convivência mediante declaração do companheiro perante cartório ou sentença judicial sobre a união matrimonial de fato", completa a nota.

A Sala de Cassação Laboral da Corte, que tomou a decisão, afirmou que as uniões entre homossexuais e heterossexuais são iguais perante a lei. Por isso, considerou como "inadmissível e injustificável" a exigência de uma declaração para comprovar a vida em comum.

"Consentir com essa exigência ajudaria a desconhecer o conteúdo próprio da seguridade social como direito fundamental irrenunciável e que deve ser garantido a todas as pessoas em igualdade de condições", explicou o tribunal na sentença.

"O direito à seguridade social não deve ser menosprezado por meio de uma consideração discriminatória originada na orientação sexual de uma pessoa", completou a decisão. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaGaysLGBTPreconceitos

Mais de Mundo

EUA anuncia medidas contra projetos chineses da Rota da Seda nas Américas após adesão da Colômbia

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo