Mundo

Governo brasileiro lamenta morte de Pepe Mujica: 'Grande amigo do Brasil'

A morte do ex-presidente do Uruguai foi confirmada nesta terça-feira

Pepe Mujica: ex-presidente do Uruguai era um dos amigos políticos do presidente Lula (Nicolas GARCIA/AFP)

Pepe Mujica: ex-presidente do Uruguai era um dos amigos políticos do presidente Lula (Nicolas GARCIA/AFP)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 13 de maio de 2025 às 17h12.

Última atualização em 13 de maio de 2025 às 19h35.

Tudo sobreJosé Mujica
Saiba mais

O governo brasileiro lamentou a morte do ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, confirmada nesta terça-feira, 13 de maio.

Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores ressaltou que Mujica foi um "grande amigo do Brasil".

A relação entre Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, e José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, é marcada por uma amizade pessoal sólida e uma afinidade ideológica. Ambos se destacam como figuras chave do campo progressista na América Latina, compartilhando visões convergentes sobre integração regional, justiça social e democracia.

Veja a íntegra da nota:

O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento na data de hoje do ex-Presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu.

Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas.

Em 5 de dezembro do ano passado, durante visita a Montevidéu, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou “Pepe” Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o Presidente da República referiu-se ao ex-Presidente Mujica como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.

O legado de “Pepe” Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações.

Neste momento de dor, o Governo brasileiro estende à viúva Lucía Topolansky e aos familiares do ex-Presidente, assim como ao governo e ao povo uruguaios, seus mais sentidos pêsames e expressões de solidariedade.

Amizade com Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Mujica se conheceram em 2005, durante a posse de Tabaré Vázquez, o primeiro presidente de esquerda do Uruguai após a redemocratização, quando Mujica ainda era senador. A partir desse encontro, surgiu uma amizade que se fortaleceria ao longo dos anos, marcada por afinidades políticas e pessoais.

Em 2018, quando Lula esteve preso em Curitiba, Mujica fez questão de visitar o ex-presidente brasileiro, demonstrando solidariedade em um momento difícil da vida de Lula. Este gesto de apoio reflete o vínculo de lealdade entre os dois líderes.

Em dezembro de 2024, Lula teve a oportunidade de visitar Mujica em sua chácara em Montevidéu. O reencontro foi emocionado, com Lula condecorando seu amigo com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria que o Brasil concede a estrangeiros. Na ocasião, Lula declarou: “A pessoa mais extraordinária que conheci”.

Mujica, por sua vez, sempre destacou a profundidade de sua amizade com Lula, afirmando: “Sou amigo de Lula quando triunfa, mas também em sua derrota”, ressaltando a lealdade e o respeito mútuo que caracterizam sua relação.

Em 5 de dezembro do ano passado, durante uma visita a Montevidéu, Lula condecorou Pepe Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria concedida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, Lula destacou que Mujica era “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem havia convivido.

A última vez em que os dois se encontraram foi em março deste ano, durante a posse de Yamandú Orsi, vencedor da eleição para a presidência do Uruguai.

Qual foi a causa da morte de Mujica?

José "Pepe" Mujica foi diagnosticado com câncer de esôfago em abril de 2024. Em janeiro deste ano, ele revelou que o tumor havia se espalhado para o fígado e, devido à sua idade avançada, seu corpo não resistiria a novos tratamentos.

Poucos dias antes de seu falecimento, sua esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolanski, informou que Mujica estava recebendo cuidados paliativos para aliviar o sofrimento.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaUruguaiJosé Mujica

Mais de Mundo

Houthis pedem que Trump pare de apoiar Israel se quiser a paz no Oriente Médio

Biografia de Pepe Mujica: ele foi agricultor, preso político e presidente

Quem é Lucía Topolansky, mulher de Pepe Mujica

Qual a verdadeira idade de Pepe Mujica? Uruguaio revelou segredo a brasileiros