Mundo

Governo dos EUA confirma envio de caças F-35B a Porto Rico para operações no Caribe

Ação ocorre na mesma semana em que Donald Trump anunciou que a operação enviada para a região destruiu uma embarcação, causando a morte de seus três ocupantes

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 18 de setembro de 2025 às 20h53.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O Departamento de Guerra dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira que enviou caças de última geração F-35B a Porto Rico para que participem da operação alegadamente para combater o narcotráfico no Caribe, mas que segundo a Venezuela tem o objetivo de forçar uma mudança de governo no país sul-americano.

"Os caças F-35B Lightning II do Esquadrão de Ataque da Infantaria da Marinha 225 já se encontram em Porto Rico. Estão prontos para combater os cartéis cujas atividades ilícitas tiveram consequências devastadoras para os americanos durante décadas", explicou o Departamento de Guerra em uma breve mensagem na rede social X (ex-Twitter).

A configuração B do F-35 é a que permite a decolagem em curta distância e o pouso na vertical, por isso teoricamente tem capacidade para realizar estas operações a partir das coberturas de três dos navios que os EUA têm enviados ao sul do Caribe.

A imprensa local já havia informado no início da semana que ao menos cinco aviões de combate F-35 haviam chegado ao aeroporto regional José Aponte de la Torre, a antiga base de Roosevelt Roads, no município de Ceiba, no nordeste de Porto Rico.

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta mesma semana que a operação enviada para a região destruiu uma segunda lancha, causando a morte de seus três ocupantes, que, segundo Washington, eram "narcoterroristas" venezuelanos que transportavam drogas.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaEstados Unidos (EUA)CaribeDonald Trump

Mais de Mundo

BC argentino volta a intervir no dólar e despeja US$ 670 milhões no mercado

Venezuela diz que há uma 'guerra não declarada' após mobilização dos EUA no Caribe

Conselho de Segurança da ONU aprova retomada de sanções ao Irã por seu programa nuclear

Venezuela anuncia treinamento de civis armados em meio a tensões com os EUA