Mundo

Governo dos EUA pede a mais de 250 mil venezuelanos que se preparem para deixar o país em novembro

Com a decisão do governo americano, cerca de 267 mil venezuelanos, cuja proteção expirava inicialmente em 10 de setembro, ganharam um pequeno fôlego graças ao prazo adicional

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 5 de setembro de 2025 às 17h46.

Última atualização em 5 de setembro de 2025 às 17h57.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos declarou nesta sexta-feira que a designação do Status de Proteção Temporária (TPS) de 2021 terminará no próximo dia 7 de novembro e pediu aos imigrantes da Venezuela beneficiários que se “preparem” para retornar ao país de origem.

Com a decisão, cerca de 267 mil venezuelanos, cuja proteção expirava inicialmente em 10 de setembro, ganharam um pequeno fôlego graças ao prazo adicional, pois a lei exige que o governo comunique com pelo menos 60 dias de antecedência o término do TPS para que os beneficiários tenham opções e não permaneçam irregularmente no país.

“Se você é estrangeiro e atualmente é beneficiário do TPS para a Venezuela sob a designação de 2021, deve se preparar para retornar à Venezuela se não tiver outra base legal para permanecer nos EUA”, destacou hoje em comunicado o Serviço de Imigração e Cidadania (USCIS).

O governo americano convidou os venezuelanos afetados pelo término do benefício migratório a usar o aplicativo CBP Home se pretendem sair dos EUA.

A esperança dos imigrantes de permanecer no país está nas mãos de um juiz federal da Califórnia que avalia uma ação movida por um grupo de venezuelanos afetados e pela Aliança TPS, na qual alegam que o término da proteção pelo governo do presidente Donald Trump é ilegal.

A ação na Justiça busca proteger dois grupos de venezuelanos protegidos pelo TPS concedido pelo ex-presidente Joe Biden, os de 2021, cerca de 250 mil, e os beneficiários da prorrogação de 2023, cerca de 350 mil.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)VenezuelaJoe Biden

Mais de Mundo

Múcio diz esperar que fronteira não vire 'trincheira' ao tratar da tensão entre EUA e Venezuela

Trump ameaça a UE com sanções por multa 'injusta' contra o Google

Starmer nomeia Yvette Cooper como chanceler do Reino Unido no lugar de David Lammy

Petro condiciona colaboração antidrogas com EUA a respeito ao direito internacional