Mundo

Grécia facilita vistos e voos para aumentar fluxo turístico

País europeu quer atrair visitantes de novos mercados; Rússia, China, Ucrânia, Índia e Turquia são prioridades

Atenas, capital da Grécia: turismo responde por 15,2% do PIB (Jay Galvin/Wikimedia Commons)

Atenas, capital da Grécia: turismo responde por 15,2% do PIB (Jay Galvin/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2011 às 17h14.

Atenas - As autoridades gregas anunciaram nesta segunda-feira que continuarão facilitando vistos rápidos e fomentando os voos diretos à Grécia para promover o fluxo de turistas provenientes de novos mercados.

Em reunião realizada nesta segunda-feira em Atenas, altos funcionários dos ministérios de Exteriores e de Turismo, assim como da Organização de Turismo Grega (EOT), desenvolveram medidas para aumentar o número de turistas.

Entre elas, decidiram outorgar vistos no prazo máximo de 48 horas para os cidadãos de Rússia, China, Ucrânia, Índia e Turquia.

"Nosso objetivo este ano é aumentar a chegada de turistas, e devemos estimular com mais facilidades para os vistos e com voos diretos", declarou à imprensa o ministro de Cultura, Pablos Yerulanos.

Entre os mercados crescentes, Yerulanos mencionou China, Rússia, Índia e Ucrânia, dos quais espera um aumento no fluxo turístico.

O ministro assinalou que, em alguns casos, o pedido de visto nos consulados gregos nesses países poderá, inclusive, ser feito sem a presença física do interessado.

Com a Turquia a ideia é ampliar o programa de vistos por um dia para turistas que desejam visitar as ilhas gregas situadas próximas ao litoral ocidental turco.

No dia 11 de maio a companhia Air China iniciará dois voos por semana à Grécia, e o vice-ministro de Turismo grego, Yorgos Nikitiadis, expressou nesta segunda-feira em Atenas sua confiança de que "em breve esses voos serão feitos diariamente".

A Grécia recebe 15 milhões de turistas ao ano, um setor que representa 15,2% do Produto Interno Bruto, segundo dados da Associação de empresas gregas de turismo.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaPiigsTurismo

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses