Mundo

Greve geral paralisa transporte público na Bélgica

Trabalhadores do setor público protestam contra a reforma da previdência anunciada pelo novo Executivo, que prevê um aumento da idade mínima de aposentadoria

Entre outros trabalhadores públicos, se somaram à greve 80% dos carcereiros do país, que serão substituídos por policiais (Georges Gobet/AFP)

Entre outros trabalhadores públicos, se somaram à greve 80% dos carcereiros do país, que serão substituídos por policiais (Georges Gobet/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2011 às 12h33.

Bruxelas - A greve geral convocada nesta quinta-feira na Bélgica praticamente paralisou o tráfego de trens, metrô, bondes e as linhas de ônibus do país, enquanto o aeroporto de Bruxelas funcionam com normalidade.

Os principais sindicatos do país convocaram nesta quinta-feira todos os trabalhadores do setor público para protestar contra a reforma da previdência anunciada pelo novo Executivo, que prevê um aumento da idade mínima de aposentadoria e dos anos de contribuição.

Os sindicatos ferroviários anunciaram uma interrupção dos serviços de trens até as 19h (horário de Brasília) desta quinta-feira, uma greve que poderia se prolongar até o próximo sábado.

As empresas gestoras do transporte público em Bruxelas, Flandres (norte do país) e Valônia (sul) também informaram sobre a interrupção de quase todos os bondes, ônibus e metrô que circulam pelo país.

Além disso, os sindicatos colocaram piquetes nas principais estradas de entrada e saída a Bruxelas, o que provocou engarrafamentos de até 140 quilômetros, segundo o jornal 'Le Soir'.

No entanto, o aeroporto de Bruxelas funciona com total normalidade e até agora não registrou nenhum cancelamento de voos por conta da greve, apesar dos sindicatos terem convocado os funcionários do setor para a mobilização.

Entre outros trabalhadores públicos, se somaram à greve 80% dos carcereiros do país, que serão substituídos por policiais. 

Acompanhe tudo sobre:BélgicaEuropaGrevesPaíses ricosPolítica no BrasilProtestosSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Mundo

Tarifaço de Trump deve provocar impacto similar ao da Covid nos EUA

Presidência brasileira do Brics pede 'retirada total' das forças israelenses de Gaza

Trump quebra protocolos e volta a pedir anexação do Canadá no dia das eleições

Apagão na Espanha e Portugal gera caos, paralisa trens e leva a corrida por rádios de pilha