Mundo

Grupo acusado de vender carne de cavalo vai abrir processo

A descoberta de carne de cavalo nas lasanhas provocou um escândalo no Reino Unido, onde os cavalos são muito respeitados e o consumo de sua carne é quase um tabu

Lasanha da Findus contaminada com carne de cavalo (©afp.com / Andrew Yates)

Lasanha da Findus contaminada com carne de cavalo (©afp.com / Andrew Yates)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2013 às 11h22.

Bordeus - O grupo Findus anunciou neste sábado que abrirá na segunda-feira um processo contra uma pessoa - cujo nome não foi revelado - depois que na Grã-Bretanha foi descoberta carne de cavalo em sua linha de lasanha de carne bovina, o que levará seus fornecedores de carne franceses a também processar o grupo romeno que fazia seu abastecimento.

A Findus afirmou neste sábado sentir-se enganada e anunciou que vai processar judicialmente o responsável pela situação. Por sua parte, o fornecedor de carne francês Spanghero, com sede em Castelnaudary (sudoeste da França), também anunciou que vai processar o produtor romeno que forneceu a carne.

"Compramos carne bovina e a revendemos. Se era de cavalo, vamos processar o fornecedor romeno", afirmou a empresa através de Barthélémy Aguerre, seu presidente. Ele não proporcionou o nome do fornecedor romeno, alegando ainda não ter os dados no momento.

A Findus retirou na sexta-feira os produtos contaminados vendidos na França, mas garantiram que não há riscos para a saúde. A empresa francesa Comigel, que também fornece desde 2011 "lasanhas de carne" a Findus e vende seus produtos congelados em inúmeros países, também indicou que a carne atingida por este escândalo procedia da Romênia, via o fornecedor Spanghero, e anunciou a retirada de todos seus produtos.

Num primeiro momento, as autoridades sanitárias de Luxemburgo consideraram que a carne era de origem francesa. A empresa luxemburguesa Tavola, filial da francesa Comigel, se encarregava da venta destas lasanhas.

A descoberta de carne de cavalo nas lasanhas provocou um escândalo no Reino Unido, onde os cavalos são muito respeitados e o consumo de sua carne é quase um tabu.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaIndústriaJustiçaPaíses ricos

Mais de Mundo

Conclave: como a fumaça fica preta ou branca?

Atropelamento em massa deixa vários feridos na Alemanha

Exportadores chineses reforçam foco no mercado interno diante de tarifas dos EUA

Austrália realiza eleições acirradas em plena guerra comercial