Mundo

Grupo Internacional de Apoio à Síria fará reunião em Viena

Moscou e Washington prometeram na segunda-feira redobrar os esforços para encontrar uma solução política ao conflito sírio


	Síria: o GIAS nasceu no outono de 2015 em Viena e é composto por 17 países e três organizações multilaterais
 (Rami Zayat / Reuters)

Síria: o GIAS nasceu no outono de 2015 em Viena e é composto por 17 países e três organizações multilaterais (Rami Zayat / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2016 às 14h50.

O Grupo Internacional de Apoio à Síria (GIAS), copresidido pela Rússia e pelos Estados Unidos, se reunirá no dia 17 de maio em Viena, anunciou nesta terça-feira a diplomacia russa.

"Está previsto", respondeu a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, em resposta a uma pergunta da AFP sobre uma reunião do GIAS (17 países e três organizações multilaterais) no dia 17 de maio em Viena e a participação do chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov.

Moscou e Washington prometeram na segunda-feira redobrar os esforços para encontrar uma solução política ao conflito sírio.

A Rússia se comprometeu a pressionar Damasco para que limite seus bombardeios, e os Estados Unidos, por sua vez, prometeram aumentar o apoio aos seus aliados regionais para ajudá-los a impedir a circulação de combatentes, armas ou meios de apoio financeiro às organizações terroristas através de suas fronteiras, segundo uma declaração comum publicada na segunda-feira.

O GIAS nasceu no outono de 2015 em Viena e é composto por 17 países e três organizações multilaterais.

O grupo inclui Irã, Arábia Saudita e as potências europeias, e conseguiu entrar em consenso sobre um mapa do caminho para uma solução política e diplomática do conflito, validada em dezembro mediante uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaGuerrasSíriaRússia

Mais de Mundo

Netanyahu anuncia negociações para libertar reféns israelenses em Gaza

EUA suspende operação naval no Caribe após risco de furacão

Comércio da China com países da OCX cresce 3% e alcança recorde em 2024

'Tudo o que fiz foi PERFEITO': Trump comemora após corte de NY anular multa bilionária por fraude