Mundo

Grupo vinculado à Al Qaeda toma controle de cidade síria

Estado Islâmico do Iraque e do Levante tomou o controle da cidade de Tadaf


	Guerrilheiros do Exército Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) exibem suas armas: desde sexta passada, os extremistas enfrentam no norte da Síria outros grupos
 (Yaser Al-Khodor/Reuters)

Guerrilheiros do Exército Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) exibem suas armas: desde sexta passada, os extremistas enfrentam no norte da Síria outros grupos (Yaser Al-Khodor/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 11h48.

Beirute - O Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Síria), vinculado à Al Qaeda, tomou nesta quinta-feira o controle da cidade de Tadaf, ao nordeste de Alepo, em meio aos enfrentamentos contra rebeldes de facções islamitas, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Enquanto isso, continuam os choques entre ambos os grupos em povos da zona, como Yarabulus e Ratian.

A situação é tranquila hoje na cidade de Alepo, de onde o Estado Islâmico se retirou ontem depois que os insurgentes tomaram o quartel-general desta população.

Por outro lado, na cidade de Al Raqqa, os jihadistas enfrentam militantes da Frente al Nusra, também leal à Al Qaeda, que estão utilizando artilharia.

A Frente al Nusra combate no grupo dos rebeldes islamitas do Estado Islâmico, ao quais os insurgentes acusam de ter cometido violações contra o povo sírio como assassinatos e sequestros.

Nos arredores de Al Raqqa, o Estado Islâmico lançou várias bombas contra a passagem fronteiriça de Tal Abiad, entre Síria e Turquia, que é controlada pelo Movimento Islâmico dos Livres de Sham (Levante).

Desde sexta-feira passada, os extremistas enfrentam no norte da Síria outros grupos, em sua maioria islamitas, que querem expulsá-los do país.

Pelo menos 385 pessoas morreram nestes combates, segundo a última apuração de vítimas divulgada ontem pelo Observatório. 

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaAlepoIslamismoSíriaTerrorismo

Mais de Mundo

Quem é Friedrich Merz, novo chanceler da Alemanha que quer independência dos EUA

Hamas diz que não vai retomar negociação com Israel até que país solte detentos palestinos

Guerra na Ucrânia completa três anos e Zelensky elogia 'heroísmo' da população

Principal alvo das tarifas sobre metais é a China, diz ex-assessora de comércio da Casa Branca