Mundo

Há consenso na UE sobre proibir petróleo do Irã, diz comissário

Bloco europeu pode suspender todas as exportações de petróleo iraniano

O comissário de Energia da UE, Guenther Oettinge, disse achar que a suspensão deveria ser estendida para incluir os Estados Unidos e a Rússia (Getty Images)

O comissário de Energia da UE, Guenther Oettinge, disse achar que a suspensão deveria ser estendida para incluir os Estados Unidos e a Rússia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2011 às 11h00.

Doha - Há consenso entre os Estados-membros da União Europeia sobre a necessidade de suspender todas as exportações de petróleo do Irã ao bloco, disse nesta terça-feira o comissário de Energia da UE, Guenther Oettinger, a jornalistas.

Ao ser questionado sobre se havia tal consenso, Oettinger afirmou: "Sim, acho que sim." Ele não quis comentar quando essa proibição seria implementada.

Oettinger disse achar que a suspensão deveria ser estendida para incluir os Estados Unidos e a Rússia. Os EUA já proibiram as importações de petróleo do Irã desde a Revolução Islâmica, em 1979.

"Eu acho que o bloqueio ao petróleo é um instrumento importante, mas deveríamos integrar essa política a todos os grandes países: os EUA, é claro, e a Rússia -- quanto mais, melhor", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorEnergiaEuropaExportaçõesIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleoUnião Europeia

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses