Mundo

Haiti decreta estado de urgência por danos do furacão Sandy

Direção de Defesa Civil, que cifrou em 20 o número de feridos, não descarta que nos próximos dias aumente o número de mortos, dada a magnitude da catástrofe


	O Haiti se recupera pouco a pouco dos danos provocados pelo furacão
 (Hector Retamal/AFP)

O Haiti se recupera pouco a pouco dos danos provocados pelo furacão (Hector Retamal/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2012 às 19h55.

Porto Príncipe - O governo do Haiti decretou estado de urgência em todo o território do país por causa dos danos causados pelo furacão Sandy, que deixou 54 mortos e 21 desaparecidos no país, segundo os últimos relatórios das autoridades.

Um decreto presidencial, ao qual a Agência Efe teve acesso nesta quarta-feira, declara que em função ''da gravidade da situação resultante da passagem do furacão Sandy sobre o conjunto do país'', procede adotar as disposições necessárias ''para socorrer eficazmente os povoados afetados''.

A declaração do estado de urgência, que tem uma vigência de 30 dias, está prevista por razões humanitárias na Constituição e em outras normas legislativas haitianas e foi adotada pelo presidente do país, Michel Martelly, e pelo primeiro-ministro, Laurent Lamothe, de acordo com todos os ministros.

A Direção de Defesa Civil, que cifrou em 20 o número de feridos, não descarta que nos próximos dias aumente o número de mortos, dada a magnitude da catástrofe.

O Haiti se recupera pouco a pouco dos danos provocados pelo furacão enquanto diminui a quantidade de pessoas que se encontram em abrigos em praticamente todo o país, que lentamente retorna à normalidade.

As regiões mais afetadas foram o oeste e o sul, onde ainda numerosas comunidades permanecem incomunicáveis após a destruição de estradas e pontes, de acordo com as autoridades.

Em sua passagem pelo Caribe na semana passada e sua irrupção nos EUA, Sandy deixou mais de uma centena de mortos e danos no valor de dezenas de bilhões de dólares, antes de perder força e começar a dispersar-se hoje perto dos Grandes Lagos, no centro da América do Norte, segundo o Serviço de Previsão Hidrometeorológica dos EUA.

Acompanhe tudo sobre:ClimaFuracão SandyFuracõesHaiti

Mais de Mundo

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Trump quer baixar imposto de renda com dinheiro do tarifaço, mas economistas alertam para riscos

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses

Índia realiza teste de mísseis em meio a crise com o Paquistão por tensões na Caxemira