Mundo

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Após bombardeio em Gaza, o primeiro-ministro israelense elogiou os ataques que mataram 45 pessoas

Israel: Netanyahu afirma que ataques são uma resposta para o Hamas   (GIL COHEN-MAGEN/AFP/Getty Images)

Israel: Netanyahu afirma que ataques são uma resposta para o Hamas (GIL COHEN-MAGEN/AFP/Getty Images)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 16h06.

Última atualização em 20 de outubro de 2025 às 17h29.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou nesta segunda-feira, 20, os ataques na Faixa de Gaza realizados no domingo, 19, apesar do cessar-fogo. 

"O Hamas imediatamente sentiu nosso poder. Nós os atacamos com 153 toneladas de bombas", disse o líder israelense durante seu discurso no Knesset (parlamento israelense), em declarações relatadas pelo portal de notícias Ynet.

O bombardeio ao norte atingiu vários campos de refugiados no centro, a praia lotada de Mawasi, a área de Rafah, matou 45 pessoas e feriu 158, de acordo com os últimos números do Ministério da Saúde da Faixa de Gaza.

No entanto, o líder israelense disse que os militares atingiram "dezenas de alvos em toda a Faixa de Gaza" e eliminaram "muitos terroristas, incluindo comandantes".

Ataques no cessar-fogo

"Deixei claro desde o início que um cessar-fogo não é uma licença para o Hamas nos ameaçar. Concordamos com Trump que o poder militar e governamental do Hamas seria eliminado", acrescentou.

Israel alega que combatentes do Hamas dispararam um míssil antitanque e vários projéteis contra soldados na cidade de Rafah na manhã de domingo, matando dois militares.

O grupo palestino, por sua vez, negou que estivesse envolvido em uma operação contra soldados israelenses e disse que não tem contato com nenhum combatente na área, que está sob total controle israelense.

Além disso, Hamas acusa Israel de ter violado o cessar-fogo 80 vezes desde que entrou em vigor em 10 de outubro. Desde então, de acordo com as autoridades de saúde, os ataques israelenses mataram 80 pessoas e feriram mais de 300, e 436 corpos foram recuperados dos escombros.

Acompanhe tudo sobre:IsraelFaixa de GazaEstados Unidos (EUA)Hamas

Mais de Mundo

Trem mais rápido do mundo deve iniciar operações na China em 2026

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos

Número de mortos por inundações e deslizamentos no México chega a 76