Mundo

Holanda se desculpa pela detenção de diplomata russo

A Holanda apresentou suas desculpas ante a Rússia por ter detido um diplomata russo durante várias horas no fim de semana passado

O ministro holandês das Relações Exteriores, Frans Timmermans: "detenção do diplomata russo foi uma violação da Convenção de Viena". disse porta-voz (Nicholas Kamm/AFP Photo)

O ministro holandês das Relações Exteriores, Frans Timmermans: "detenção do diplomata russo foi uma violação da Convenção de Viena". disse porta-voz (Nicholas Kamm/AFP Photo)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 13h06.

Haia - A Holanda apresentou suas desculpas ante a Rússia por ter detido um diplomata russo durante várias horas no fim de semana passado, anunciou nesta quarta-feira o ministério das Relações Exteriores.

"Com base em relatórios policiais, o ministro das Relações Exteriores Frans Timmermans chegou à conclusão de que a detenção do diplomata russo, que goza de imunidade completa, foi uma violação da Convenção de Viena", assinalou o porta-voz da chancelaria em um correio eletrônico.

Dessa forma, acrescentou, a Holanda apresentou suas desculpas à Rússia.

Dimitri Borodin, primeiro-secretário da embaixada da Rússia na Holanda, foi detido em sua residência no domingo acusado de maltratar seus filhos, segundo denúncia dos vizinhos.

O presidente russo Vladimir Putin havia exigido desculpas da Holanda.

As relações entre a Rússia e a Holanda se deterioraram depois da prisão em território russo dos militantes do Greenpeace.

A Holanda informou a adoção de iniciativas legais para libertar os ativistas da organização ecológica, em função da convenção das Nações Unidas sobre o direito marítimo.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEuropaRússiaPrisõesHolanda

Mais de Mundo

Guerrilheiro mais procurado da Colômbia afirma que não vai se render

Coreia do Norte testa mísseis antiaéreos em meio a exercícios militares dos EUA e da Coreia do Sul

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas