Mundo

Human Rights Watch pede investigação de Bush por torturas

Organização também quer que Obama ordene apuração criminal de ex-funcionários do alto escalão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2011 às 16h33.

Washington - A organização Human Rights Watch pediu nesta terça-feira ao presidente Barack Obama que ordene uma investigação criminal sobre torturas a pessoas presas, durante o governo de seu predecessor George W. Bush, envolvendo o próprio presidente e ex-funcionários de alto escalão, uma vez que, segundo a HRW, "há bases sólidas" para isso.

"Há elementos fortes para investigar Bush, (o ex-vice-presidente Dick) Cheney, (o ex-secretário da Defesa Donald) Rumsfeld e (o ex-diretor da CIA George) Tenet por autorizar a tortura e crimes de guerra", disse o diretor executivo da HRW, Kenneth Roth.

Num informe de 107 páginas intitulado "Combatendo a tortura: o governo Bush e os maus-tratos aos detidos", o organismo de vigilância dos direitos humanos disse que a falta de ação atenta contra a reputação dos Estados Unidos no mundo.

Segundo a Human Rights Watch (HWR), uma investigação realizada em 2009 pelo Procurador Geral, Eric Holder, foi limitada e só examinou atos "não autorizados", não abordando abusos sistemáticos do governo Bush.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaJustiçaONGsPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Argentina aposta em 11 mercados de Américas e Europa para atrair turistas estrangeiros

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial