Mundo

Hungria declara "estado de crise" em todo país por imigração

Governo do país declarou que reforçará a defesa das fronteiras no sul


	Refugiados: governo levantará cerca na fronteira com a Romênia se os refugiados tentarem atravessar o país para entrar na Hungria
 (Reuters / Laszlo Balogh)

Refugiados: governo levantará cerca na fronteira com a Romênia se os refugiados tentarem atravessar o país para entrar na Hungria (Reuters / Laszlo Balogh)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2016 às 16h19.

Budapeste - O governo da Hungria declarou nesta quarta-feira "estado de crise por imigração" em todo o país e reforçará a defesa das fronteiras no sul, anunciou hoje à imprensa em Budapeste o ministro do Interior, Sandor Pinter.

O ministro lembrou que Eslovênia, Sérvia e Croácia começaram hoje a aplicar restrições fronteiriças para restaurar a legislação Schengen, o que significa que a rota dos Bálcãs está, de fato, fechada aos refugiados.

"Não sabemos como reagirão os imigrantes que ainda estão nesses países", acrescentou Pinter, ao explicar a medida.

Por outro lado, o ministro reiterou que o governo se preparou para levantar uma cerca na fronteira com a Romênia, se os refugiados optarem por atravessar o país para entrar na Hungria e, assim, na zona de livre circulação de Schengen.

As autoridades mobilizarão centenas de soldados e policiais nas fronteiras e "aumentarão as capacidades de reação", explicou Pinter.

Em estados de crise, que podem durar até seis meses e ser prolongados depois, o Estado pode intensificar os controles fronteiriços, e a polícia e o exército assumir as tarefas de registrar os solicitantes de asilo.

O "estado de crise" já foi anunciado nas províncias do sul do país em meados do segundo semestre do ano passado, e imediatamente depois a Hungria fechou sua fronteira com a Sérvia e com a Croácia com cercas.

Acompanhe tudo sobre:EuropaHungriaImigraçãoRefugiados

Mais de Mundo

Tarifaço de Trump deve provocar impacto similar ao da Covid nos EUA

Presidência brasileira do Brics pede 'retirada total' das forças israelenses de Gaza

Trump quebra protocolos e volta a pedir anexação do Canadá no dia das eleições

Apagão na Espanha e Portugal gera caos, paralisa trens e leva a corrida por rádios de pilha