Mapa-múndi divulgado pelo IBGE com o Brasil e o hemisfério Sul na parte superior (Reprodução/IBGE)
Repórter de macroeconomia
Publicado em 8 de maio de 2025 às 10h36.
Última atualização em 8 de maio de 2025 às 10h39.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) criou um novo modelo de mapa-múndi, que representa o planeta de forma invertida ao formato tradicional. Nesta versão, o hemisfério Sul aparece na parte superior, e o Brasil fica acima dos Estados Unidos e Europa.
"A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no Brics e Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025", disse Marcio Pochmann, presidente do IBGE, ao anunciar o novo mapa, na noite de quarta, 7.
O mapa ressalta países que integram blocos que o Brasil faz parte, como a Argentina, Angola, África do Sul, China e Rússia.
Colocar o norte na parte de cima dos mapas é uma convenção geográfica, adotada na maioria dos casos, especialmente por órgãos internacionais sediados nos Estados Unidos e Europa.
No entanto, como a Terra é redonda, outras representações dos continentes em mapas de duas dimensões são possíveis. O símbolo da ONU, por exemplo, coloca o Polo Norte ao centro. Na China e em outros países asiáticos, representações com a Ásia no lado esquerdo do mapa, mais perto do centro, são comuns.
Em 2024, o IBGE havia lançado outro mapa que colocava o Brasil ao centro, mas com a representação tradicional, com o norte no topo da imagem. Veja abaixo.
Mapa com o Brasil ao centro, criado pelo IBGE e divulgado em 2024