Mundo

Imprensa russa cita vários cenários para morte de Berezovski

As hipóteses vão de um possível assassinato pelo MI5 a uma simples encenação


	Polícia interdita a residência de Berezovski, em Sunningdale: o anúncio de sua morte despertou imediatamente suspeitas de um possível assassinato (Leon Neal/AFP)

Polícia interdita a residência de Berezovski, em Sunningdale: o anúncio de sua morte despertou imediatamente suspeitas de um possível assassinato (Leon Neal/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2013 às 12h43.

Moscou - A imprensa russa, citando especialistas ou cientistas políticos, evocava nesta segunda-feira várias hipóteses para explicar a morte, em Londres, do ex-oligarca e opositor russo Boris Berezovski, que vão de um possível assassinato pelo MI5 a uma simples encenação.

"Berezovski fez até de sua morte um mistério", afirma a primeira página do jornal Komsomolskaia Pravda, em alusão à reputação do ex-multimilionário exilado em 2000 e que era considerado no fim de 1990 como a eminência parda do Kremlin.

O corpo de Berezovski, de 67 anos, foi encontrado na tarde de sábado em Londres em circunstâncias ainda não determinadas.

O anúncio de sua morte despertou imediatamente suspeitas de um possível assassinato.

O canal público Pervy Kanal citou a a opinião de Andrei Lougovoi, ex-membro do FSB (serviço de inteligência russo), considerado o principal suspeito do envenenamento com polônio em 2006 do também opositor Alexander Litvinenko.

"Quando pessoas como ele são assassinadas, é preciso entender que sempre há uma razão (...) Acusar a Rússia é ridículo, não há nenhum benefício político com sua morte", disse Lougovoi, que se converteu em deputado da Duma (câmara baixa).

Outro deputado, o líder do Partido Liberal-Democrata da Rússia (populista pró-Kremlin), Vladimir Jirinovski, mencionou, por sua vez, nas páginas do jornal Izvestia um possível assassinato cometido não pelos serviços russos, mas pelo MI5, o serviço de inteligência britânico.

Por sua vez, o cientista político e deputado pró-Kremlin Viatcheslav Nokonov, citado pelo Pervy Kanal, afirma que provavelmente Berezovski não esteja morto.

"Ocorreram tantas encenações (...) que não posso imaginar que este homem tenha morrido desta maneira (...) É por esta razão que, enquanto não existirem provas de sua morte, terei dúvidas", declarou Nikonov.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaMortesRússia

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado